A Prefeitura de São José dos Campos e a Caixa Econômica federal assinaram nesta sexta-feira (23) o contrato que permitirá a liberação de recursos da ordem de R$ 6,7 milhões para execução das obras de contenção das margens do Rio Paraíba do Sul, no trecho entre a Vila Cristina e a Vila Ouro Preto, região norte da cidade. A verba é proveniente do Ministério das Cidades e faz parte do PAC-2.
Após a solenidade, o prefeito de São José dos Campos disse que a operação contribui para adiantar os trabalhos e ajudar o novo governo e a cidade. “Essa parceria através do PAC significa a garantia de um recurso importante, sem sacrifício do orçamento do município”, destacou. Segundo ele, trata-se de uma obra de grande porte que vai resolver o problema de assoreamento do rio naquela região, “além de ser a primeira obra do PAC em São José dos Campos”.
O superintendente da Caixa Econômica Federal, Júlio César Volpp Sierra, manifestou satisfação em proporcionar recursos do PAC aos municípios. Ele afirmou que a Prefeitura cumpriu todas as etapas do processo, com rapidez e eficiência, para garantir essa verba em curto espaço de tempo. “Vimos o empenho do Município para obter os recursos junto à União, e a Caixa vai acompanhar o ritmo das obras, que, acreditamos, vão beneficiar muito a população”, enfatizou.
As obras vão corrigir e interromper o processo de erosão que ocorre na margem do rio. Serão construídos gabiões e estruturas de pedras para estabilização das margens e do fundo do leito no local. Também serão executados serviços de remoção de materiais depositados no rio e que provocam assoreamento.
A ETC – Empreendimentos e Tecnologia em Construções é a empresa escolhida por licitação para executar a obra, que deve ser concluída em seis meses, a partir da ordem de serviço.
O projeto foi enviado pela Prefeitura ao Ministério das Cidades como parte do plano de obras de infraestrutura do município, com solicitação de recursos. No total, eram sete projetos, que incluíam a construção de galerias de águas pluviais e canalização de córregos, mas apenas o que prevê a contenção das margens do Rio Paraíba no trecho da Vila Cristina foi aprovado pelo ministério.
Prefeitura Municipal de São José
Publicado em: 26/11/2012