Comissão de Qualidade de Obras visitam Arena de Esportes

Os membros da Comissão de Qualidade de Obras conheceram a Arena de Esportes de São José dos Campos na manhã desta quinta-feira (28) durante a visita mensal. A Arena, que está sendo construída no Jardim das Indústrias, na região oeste da cidade, terá capacidade para 5 mil pessoas.

Os engenheiros responsáveis pela obra apresentaram fotos do canteiro desde o começo, das áreas da evolução da obra e também a maquete eletrônica que mostra como será a futura Arena.

Depois de tirarem todas as dúvidas, os integrantes da Comissão andaram pela obra e puderam ver de perto o avanço dos trabalhos da empreiteira. A área construída é de 10.213 metros quadrados e está em um terreno de 51.971 metros quadrados.

Para o vice-presidente da Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba), Kleber de Barros Fonseca, a obra será o divisor de águas na área de esporte da cidade. “É uma obra para mudar São José e colocá-la como referência no Brasil. Não tem nada parecido. A população e os esportistas de São José vão ganhar muito. Pudemos ver que é uma obra bem feita, com qualidade e bastante gente trabalhando. São José dos Campos merece esta obra”, disse Kleber.

A Arena terá cinco portarias, incluindo rampa para uso de Pessoas com Deficiêcia (PCD). O local terá catracas eletrônicas informatizadas com leitura de cartão personalizado, possibilitando implantação de vendas de ingresso pela internet. O estacionamento terá 739 vagas, com espaço para carros de apoio, pessoas com deficiência, idosos, ônibus, bicicletas e motos.

A área térrea ocupará 6.753 metros quadrados, com uma quadra poliesportiva para eventos de federações, confederações e ligas nas modalidades de basquete, futsal, vôlei e handebol, além de lutas como taekwondo, judô, luta olímpica e karatê. O local também poderá receber apresentações de dança para a comunidade e eventos esportivos que necessitem de espaço para grande público.

Além da quadra poliesportiva, no piso térreo haverá camarotes que poderão ser utilizados para coletivas de imprensa e para receber autoridades; vestiários para as equipes; galeria de troféus; sanitários; área administrativa; bilheteria e toda infraestrutura necessária, além de um hall social para recepções e exposições.

Rampas e dois elevadores darão acesso às cadeiras numeradas e ao piso superior, onde estarão as salas de imprensa e camarotes VIP´s. A arena terá um sistema de comunicação moderno com telefonia, dados, transmissão de imagens e som, incluindo pontos de acesso à internet via rede sem fio “Wireless”.

A arena municipal terá um placar eletrônico de quatro faces, que dará visibilidade a todos os usuários das informações das partidas com sistema de som especial. A infraestrutura ainda terá lanchonetes e ambientes de convivência com sistema de climatização.

O valor da obra é de R$ 33 milhões e a entrega está prevista para o mês de outubro.

A Comissão de Qualidade de Obras é formada por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo (Crea), Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos (AEA), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon) e Associação das Construtoras do Vale do Paraíba (Aconvap). O grupo participa de reuniões e faz visitas periódicas nos canteiros de obras públicas do município.

Prefeitura de São José