Lojas e centros de compra da região começaram a planejar as contratações para o final de ano. As primeiras vagas abertas são para os que vão trabalhar nos cenários e encenações de Natal, principalmente nos shoppings. Os principais centros de compra estão definindo os candidatos a Papai Noel, ajudantes e as “noeletes”. Ainda há tempo para quem quiser concorrer à uma vaga nas encenações de Natal. Os candidatos devem procurar os shoppings e deixar o currículo. Quanto às lojas, seja no comércio de rua e nos centros de compra, começarão a contratar funcionários temporários a partir de outubro.
Em setembro, os lojistas recebem currículos dos candidatos e fazer treinamentos, além de entrevistas. A expectativa das entidades do comércio é que os novos funcionários comecem a trabalhar a partir de novembro. Outra estimativa é de que a região abra em torno de 3.000 vagas temporárias no comércio para o Natal, metade delas em São José. Na avaliação de José Maria de Faria, presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de São José, a quantidade de vagas pode sofrer variações por causa da economia, que não anda bem das pernas.
A instabilidade política, as manifestações de rua e as crises no governo também podem influenciar negativamente as contratações. “Vamos começar um estudo mais amplo no comércio da cidade para sentir como está o ânimo do comerciante para o final de ano”, disse ele. A orientação da ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José para os candidatos a vagas temporárias é de preparar um bom currículo e procurar as lojas e os shoppings. “O Natal é uma época em que as lojas costumam contratar temporários, abrindo a chance do primeiro emprego para muitos jovens”, disse Felipe Cury, presidente da ACI.
Nos principais shoppings da região, a ordem é encontrar o melhor Papai Noel para o projeto de Natal, além de ajudantes e das “noeletes”. No Colinas Shopping, em São José, trabalharão dois papais noéis durante quase dois meses. Um deles já foi contratado. O outro está sendo selecionado. “Fiquei até emocionada durante a entrevista com três candidatos. Há senhores que precisam mesmo do emprego”, disse Margarete Sato, gerente de Marketing do Colinas. Juliana Bidoia, gerente de Marketing do CenterVale Shopping, calcula que as lojas devem contratar temporários na proporção de até 40% do total de efetivos. Boa parte deles tem chance de se fixar.
“As lojas colocam comunicações nas vitrines informando que estão precisando de funcionários. A dica é realmente ficar atento e ver se você se enquadra nos requisitos.” No Jacareí Shopping, com a abertura de nove lojas novas, o total de vagas será de 160 fixas e 200 temporárias. Os candidatos já podem procurar a administração para entregar o currículo e se candidatar à vaga. Boa comunicação, aparência e empenho no trabalho são os principais pré-requisitos para quem está em busca de um emprego temporário para a época do Natal. Consultores de recursos humanos orientam os candidatos a se prepararem desde já, buscando informações sobre as vagas e deixando o currículo em lojas, shoppings e empresas de consultoria.
Segundo Juliana Garcia, consultora da Soulan Recursos Humanos, de São José, as características mais apreciadas pelos lojistas para os candidatos são facilidade de comunicação, simpatia e disponibilidade de horário. “Os empresários têm dificuldade, muitas vezes, de encontrar pessoas qualificadas e com disposição para trabalhar em vários horários. Quem não tiver esse problema, sai na frente para conseguir a vaga.”