A Prefeitura de São José dos Campos vai reforçar a fiscalização no trânsito da cidade com a implantação de mais oito radares fixos e duas lombadas eletrônicas. Hoje, o município conta com 24 radares fixos, dois móveis, 23 sensores de velocidade em semáforos e sete lombadas eletrônicas.
Os novos equipamentos já foram contratados no final de março, por R$ 426 mil, junto à empresa Fotosensores Tecnologia Eletrônica, que opera radares fixos e lombadas na cidade. Mesmo assim, a prefeitura ainda não sabe onde serão instalados os novos aparelhos. A Secretaria de Transportes informou que está fazendo um estudo para definir as vias que receberão os equipamentos.
Segundo a pasta, o estudo cruza informações sobre as vias com maior fluxo de veículos e pedestres e aquelas com maior incidência de acidentes. O resultado indicará os pontos que receberão os radares e lombadas. A compra dos equipamentos teve que ser feita por meio de um aditivo de 25% ao valor do contrato de R$ 1,710 milhão assinado com a Fotosensores em julho do ano passado, com validade até abril de 2014.
“Um aumento acima disso extrapolaria o contrato. Isso só poderia ser feito após uma criteriosa avaliação da real necessidade da cidade”, disse Wagner Balieiro, secretário de Transportes de São José, justificando a limitação de 10 novos aparelhos para a cidade. O contrato assinado com a empresa prevê fornecimento, instalação, operação e manutenção do sistema de fiscalização eletrônica veicular.
O sistema é formado por radares e lombadas que medem e registram a velocidade dos veículos, capturando imagens daqueles que ultrapassarem o limite máximo permitido para a via fiscalizada. Além de contar com radares fixos e lombadas, a fiscalização do trânsito usa dois radares estáticos móveis para medir o limite de velocidade em 97 ruas e avenidas da cidade.
Na avaliação de Sérgio Ejzenberg, mestre em engenharia de transportes pela USP (Universidade de São Paulo) e consultor de engenharia de tráfego, os radares são uma maneira eficiente de “educar” os motoristas nas cidades. “Não se pode ser contra a fiscalização de motoristas que trafegam pelas ruas acima da velocidade permitida”, disse. Mas ele defende que a prefeitura coloque avisos ostensivos nos lugares onde houver radares e lombadas eletrônicas, além de investir em campanhas educativas.
O Vale
Publicado em: 12/04/2013