O Comus (Conselho Municipal de Saúde), de São José dos Campos, encaminhou um pacote de reivindicações ao secretário de Saúde, Álvaro Machuca. O documento foi entregue na semana passada, durante reunião do conselho com o secretário.
São 11 propostas, que foram aprovadas na 11ª Conferência Municipal de Saúde e compiladas em outubro do ano passado pelo Colegiado Pleno do Comus. Entre as principais recomendações estão a atenção especial ao setor de Recursos Humanos da pasta, provendo o sistema de número adequado de profissionais para atender a demanda existente e eliminar o desvio de funções; concretizar propostas de mudanças para a melhoria do plano de carreira dos profissionais da saúde e adoção de medidas emergenciais para o atendimento das demandas reprimidas existentes na áreas de atenção básica, especialidades e cirurgias.
O Comus recomendou ainda a implantação de programas de saúde dos governos federal e estadual, como PSF (Programa de Saúde da Família), Brasil Sorridente e SAMU, entre outros, além de ampliação do desenvolvimento de políticas de saúde preventiva, principalmente em relação às doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial.
Também foi pedido ao secretário que garanta a efetiva participação do Comus no sistema de gestão da Saúde, visando manter a transparência nos investimentos e na execução do orçamento da secretaria. A presidente do Comus, Meire Ghilarducci, disse que o documento foi elaborado para ser entregue ao novo prefeito na primeira reunião anual do conselho.
“O encontro com o secretário Machuca ocorreu na quarta-feira da semana passada e foi bastante positivo.” Segundo ela, o colegiado do Comus tem expectativa positiva para o trabalho de Machuca. “Ele trabalhou na secretaria e conhece bem a área”.
No encontro, Machuca relatou aos membros do Comus as tratativas para a realização do primeiro mutirão, promessa de campanha do prefeito Carlinhos Almeida (PT). “O secretário relatou que está mantendo contato com os parceiros da rede para a realização do mutirão. O Comus vai acompanhar e apoiar a iniciativa para depois tratar de outros temas relacionados a projetos para a melhoria do setor”, disse Meire. Segundo ela, Machuca se comprometeu, sempre que possível, a participar das reuniões do colegiado.
O Vale
Publicado em: 17/01/2013