Cidade tem alto indice de Novos Microempresários

São José dos Campos registrou aumento no número de empresas abertas no primeiro semestre de 2012. Segundo levantamento da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jecesp), foram 2.945 novas empresas na cidade. Uma alta de 13% com relação ao mesmo período do ano passado. O que alavancou esse número foram os microempreendedores individuais, responsáveis por 2.212 novas empresas abertas.

Com o registro nacional de pessoa jurídica, o CNPJ, o micro-empreendedor também pode contratar um empregado com menor custo, emitir nota fiscal e participar de licitações. Além de ter isenção de taxa para abertura de empresa.

Segundo o administrador regional da Junta Comercial, Cláudio Mendonça, os impostos que devem ser pagos custam menos do que se imagina. “O valor da contribuição previdenciária, mais ICMS, ISS, se a atividade exigir, é R$ 37,10 por mês. Então, é vantagem econômica também para o empreendedor se formalizar”, explicou.

Maria de Fátima da Silva passou 27 anos vendendo pamonhas e bolos nas ruas de São José dos Campos. Agora, ela tem orgulho do documento que regulariza sua micro-empresa. “Para mim agora vai ser importante, porque agora eu vou começar a pagar meu INPS e ter meu comércio próprio”, disse.

O Vale