Cidade pode ter nova Universidade de Medicina

A Unipac, de Juiz de Fora (MG), aguarda autorização do MEC (Ministério da Educação) para instalar uma faculdade de medicina de São José dos Campos, segundo informou a assessoria de imprensa do grupo. A Unipac já estaria em negociação com a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, para instalar sua unidade em São José. O provável local para instalação da Faculdade de Medicina da Unipac seria no prédio da Tecnasa, no Jardim da Granja, região leste, onde já funcionou a Unip (Universidade Paulista). A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde informou que São José está na disputa para a instalação de um novo curso de medicina no Vale do Paraíba e aguarda a seleção do MEC. O MEC já mapeou 60 municípios que têm condições necessárias para ofertar vagas de graduação em medicina. A Unitau, em Taubaté, tem curso de medicina. A prefeitura não confirmou o nome da Unipac como responsável pelo novo investimento.

O curso de medicina da Unipac já foi reprovado nas três últimas avaliações divulgadas pelo MEC, feitas com base no IGC (Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição). O índice mede a qualidade das instituições de educação superior, considerando a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). O IGC tem uma variação de pontuação de 1 a 5. Quem tem nota entre 1 e 2 é considerada uma instituição ruim. Em 2011, o curso de Medicina da Unipac recebeu a nota de 1,94. No ano anterior, 1,95 e, em 2009 foi 1,957. A assessoria de imprensa do MEC não informou como está o andamento do pedido da Unipac para se instalar em São José.

Por nota, a assessoria informou que as universidades públicas e privadas só poderão ofertar vagas caso tenham número de leitos disponíveis por aluno maior ou igual a cinco, número de alunos por equipe de atenção básica menor ou igual a três, existência de estrutura de urgência e emergência. As instituições também deverão ter pelo menos três programas de residência médica nas especialidades fundamentais: clínica médica, cirurgia geral, ginecologia-obstetrícia, pediatria, medicina de família e comunidade.