Cidade ganha verba para manter esgoto tratado

Cumprindo acordo assinado entre a Prefeitura e a Sabesp, dentro do Plano Municipal de Saneamento Básico, será assinado nesta quinta-feira (9), na Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, um contrato no valor de R$ 80,4 milhões para execução de obras de implantação do sistema de esgotos sanitários da sub-bacia Pararangaba.
O financiamento – que está enquadrado no Programa de Saneamento para Todos, do Governo Federal, com recursos do FGTS – será assinado entre a Caixa e a Sanevap, empresa que executará os trabalhos. A cerimônia terá a presença do prefeito, do superintendente regional da Caixa em exercício, da gerente regional e dos diretores da Sanevap.

A obra prevê a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, a implantação de 18,4 quilômetros de coletores e interceptores e uma estação elevatória. Concluída a construção, São José dos Campos passará a ter 99% do esgoto tratado, contribuindo para a preservação dos cursos d’água e do Rio Paraíba do Sul. Atualmente a cidade tem 80% de esgoto tratado.

No caso do Rio Pararangaba, 90% do esgoto coletado ainda é jogado in natura no Rio Paraíba. A obra também contribuirá para a despoluição de importantes cursos d’água que atravessam o município, inclusive o Rio Paraíba do Sul. De acordo com a empresa, a previsão de conclusão é de 30 meses (janeiro de 2015).

“A construção dessa Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) é um grande avanço para São José. Com isso, em 2016, teremos 99% do esgoto tratado em nossa cidade, um passo fundamental para o futuro sustentável de São José”, disse o prefeito.

A ETE terá capacidade para tratar 404 litros por segundo, dimensionada para atender toda sub-bacia. A estação de tratamento utilizará a tecnologia de Lodos Ativados com Aeração Prolongada, capaz de devolver ao meio ambiente um efluente que atende plenamente a legislação vigente.

Para o superintendente regional no Vale do Paraíba, a ação fortalece a presença da Caixa no município e se soma aos benefícios sociais propiciados pela atuação do banco no Vale do Paraíba. “Esta é a maior liberação de recursos dentro do Programa de Saneamento para Todos na região. A Caixa, como agente operador do programa, fará o acompanhamento da obra com medição necessária de acordo com o projeto”, explicou.

Prefeitura Municipal de São José

Publicado em: 09/05/2013