Cerca do Quinta das Flores é retirada na cidade

A Prefeitura de São José dos Campos começa a retirar hoje a cerca-viva plantada em frente ao condomínio de alto padrão Quinta das Flores, na avenida Cidade Jardim, região sul da cidade. A cerca, formada a partir de 2001, segundo informou a administração do condomínio, está em área pública e é alvo de questionamento no Ministério Público.

O trabalho de remoção será feito por funcionários da SSM (Secretaria de Serviços Municipais) e deve levar pelo menos 10 dias, segundo informou a Secretaria. Com cerca de 1.600 metros de extensão, a cerca foi formada com o arbusto chamado sansão-do-campo, nativa do semi-árido nordestino. É uma planta de espinhos, atinge até 10 metros de altura e muito utilizada para a formação de cerca-viva.

Em 2007, os vereadores petistas Wagner Balieiro e Amélia Naomi protocolaram uma representação no Ministério Público questionando a autorização dada pela prefeitura ao condomínio para a formação da cerca-viva.

Segundo o vereador, entre a cerca-viva e a divisa do Quinta das Flores há uma faixa de cerca de três metros. “Essa área pública acabou sendo de uso exclusivo do condomínio”, disse. O parlamentar disse ainda que a decisão de questionar a autorização para a formação da cerca partiu após reclamações de moradores do Bosque dos Eucaliptos onde fica o Quinta das Flores.

A síndica do condomínio, Assunção Morais, afirmou que, embora lamentem a retirada da cerca, os moradores do local não se opõem à remoção. “Nós cuidamos da cerca durante muito tempo e ela foi formada com autorização da prefeitura”, declarou.

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano informou em nota que a utilização do espaço público pela Associação de Moradores do Quinta das Flores está sendo objeto de um ajustamento de conduta junto ao Ministério Público, cujas bases do acordo ainda não finalizado prevê a retirada da cerca-viva.

A pasta informou que a remoção da cerca já está programada de ser realizada pela Secretaria de Serviços Municipais por tratar-se de área pública municipal. A prefeitura coíbe a utilização de plantas espinhosas em áreas públicas da cidade, conforme determina a legislação municipal em vigor. É permitido o plantio de grama, hera e vegetação rasteira.

O Vale

1 pensou em “Cerca do Quinta das Flores é retirada na cidade

  1. Eu acho que a prefeitura deveria se preocupar com outras coisas do que ficar retirando cercas de área,se preocuparem em colocar mais iluminação e cameras de seguranças na ciclovia do Urbanova,pois esta toda semana tendo assalto a ciclistas lá e ninguém faz nada,porque não colocar tbém mais guardas municipais fazendo ronda,porque lá sim é uma aérea pública para todos usarem e não está tendo segurança alguma,Prefeitura e vereadores pensem nisso,segurança para a populaçao que quer fazer um pouco de exercício e lazer.

Os comentários estão fechados.