Os carnês para o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) serão enviados pela Prefeitura de São José aos contribuintes na segunda quinzena de fevereiro, para pagamento a partir do dia 10 de março.
Serão emitidos cerca de 170 mil carnês, com previsão de arrecadação de R$ 118 milhões. Os valores foram corrigidos em 6,17%, de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) medido no período de dezembro de 2010 a novembro de 2011.
O imposto poderá ser pago em até 8 parcelas. Quem preferir pagar à vista terá desconto de 5%. O IPTU é cobrado de propriedades em áreas urbanas. Sítios que efetivamente desenvolvem atividades rurais (mas localizados em zona urbana) e que comprovem essa atividade são isentos de IPTU.
A Prefeitura também isenta do pagamento do imposto aposentados que ganham até dois salários mínimos e possuam um único imóvel, além de pessoas desempregadas há mais de três meses que comprovem a situação. Se a pessoa for casada, o benefício só será concedido se os dois estiverem desempregados.
Há anos a Prefeitura vem mantendo o mesmo período de vencimento do imposto, para aliviar a carga dos contribuintes que, no início do ano, têm que arcar com despesas de IPVA, material escolar e outras.
Todas as informações sobre o pagamento do IPTU 2012 e as isenções oferecidas pela Prefeitura serão disponibilizadas no site www.sjc.sp.gov.br a partir da segunda quinzena de fevereiro.
Prefeitura Municipal