Contorno Sul é aprovado, mesmo em meio de Criticas

O Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) aprovou ontem a licença prévia para a construção do contorno sul, entre Caraguatatuba e São Sebastião, da obra de duplicação da Rodovia dos Tamoios. A nova pista, que ligará as duas cidades sem passar por dentro delas, é alvo de críticas de ambientalistas. Eles apontam problemas na política de desapropriação dos imóveis e no traçado que desmatará áreas de Mata Atlântica.

A obra foi antecipada pelo governo estadual após reivindicação dos prefeitos do Litoral Norte, que temiam um aumento de tráfego em razão da duplicação do trecho de planalto da rodovia, cujas obras começaram em 2 de maio deste ano.

O contorno sul terá 31 quilômetros de extensão, sendo cinco deles por meio de túneis pela Serra do Mar, e está orçado em R$ 1,6 bilhão. Segundo a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), terão que ser desapropriados cerca de 1.200 imóveis. A construção deve começar em abril de 2013.

A obra só será mais barata do que os 22 quilômetros do trecho de serra da Tamoios, em fase de preparação do relatório de impacto ambiental. No total, a nova rodovia custará R$ 4,9 bilhões. Além dos 49 quilômetros do planalto, licitados por R$ 557 milhões, os 7 quilômetros do contorno norte custarão R$ 320 milhões.

Ligando Caraguá e Ubatuba, o trecho será o próximo a ser apreciado pelo Consema. O projeto está em fase de análise pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e, dentro de 40 dias, deve ser encaminhado aos 36 conselheiros estaduais.

Segundo Laurence Casagrande Lourenço, diretor presidente da Dersa, a previsão é de que os 38 quilômetros dos contornos sul e norte sejam construídos em 36 meses. “O trecho de planalto do contorno será feito mais rapidamente, em 22 meses. O que exigirá mais tempo serão os túneis, que passarão por 60 metros de profundidade pela Serra do Mar, reduzindo o impacto ambiental.”

Na avaliação do secretário executivo do Consema, Germano Seara Filho, o projeto foi discutido pelos conselheiros e é ambientalmente viável.

O Vale

Segundo Pesquisa cidade tem 3 escolas com indice bom

São José dos Campos tem 3 das 10 melhores escolas do Estado, de acordo com dados do Ideb ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgados ontem pelo MEC (Ministério da Educação). As unidades que se destacaram são a José Mariotto Ferreira Major Aviador, que é estadual e fica dentro do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), e as municipais Waldemar Ramos, do Vista Verde (zona leste), e Mercedes Carnevalli Klein, do Jardim Satélite (zona sul).

Elas ficaram, respectivamente, em quarto, nono e décimo lugares no ranking estadual. Os dados são referentes a 2011 e aos alunos do ensino fundamental. Divulgado desde 2005 a cada dois anos, o Ideb é uma avaliação do Ministério da Educação (MEC) que une o fluxo escolar e desempenho na Prova Brasil, feita por alunos de escolas públicas.

A RMVale tem ainda 4 escolas entre as 100 melhores do Brasil e 10 entre as 300 melhores. Neste último grupo, só 1 não fica em São José -a Escola Estadual Rogério Lacaz, de Guaratinguetá (53º no ranking estadual e 300º no ranking nacional).

Mesmo com bons resultados individuais, São José não atingiu a meta estipulada pelo MEC, que era nota 5 ficou com 4,9. Nos dois exames anteriores (2007 e 2009) o objetivo foi alcançado. Taubaté teve nota 4,7, superando a meta de 4,. Jacareí obteve 4,3 exatamente o que precisava.

Na ponta de baixo do ranking, a terceira pior escola do Estado também é da região: a estadual Paulo Virgínio, de Cachoeira Paulista, com nota 2,3 a meta era 3,6. “Enquanto o governo não puder ajudar, vai ficar assim. Não manda verba, não manda nada”, disse o prefeito da cidade, Fabiano Vieira (PSDB), ao avaliar o resultado.

Com Ideb de 6,5, a Escola Estadual José Mariotto Ferreira ficou bem acima da meta de 4,7. A diretoria da unidade e o governo do Estado não quiseram comentar o resultado ontem. Nona melhor do Estado e 61ª em âmbito nacional, a Escola Waldemar Ramos tem 70 professores e 890 alunos. “Temos professores dedicados e pais empenhados em ajudar”, disse diretora Rosa Rodriguez.

Para o professor e consultor em educação Magno Maranhão, do Rio de Janeiro, o sistema de ranking não é ideal, mas ajuda. “É avaliação de um momento. Mesmo assim, o Ideb é importante porque é nacional e serve para elaboração de políticas públicas de educação.”

O Vale

Famílias de Sem-Tetos recebem auxílio extra da Prefeitura

A Prefeitura de São José dos Campos pediu a ajuda do governo do Estado para atender mais 400 famílias sem-teto do Pinheirinho com o aluguel social no valor de R$ 500 por mês. Desde o final de janeiro, quando o Pinheirinho foi desocupado por ordem judicial, o Estado repassa recursos para o custeio do benefício a 1.300 famílias.

São repassados R$ 400 por família, complementados com R$ 100 da prefeitura. Mas, segundo a administração municipal, o número de sem-teto expulsos do acampamento supera o total cadastrado no convênio. Ao todo, 1.703 famílias comprovaram que viviam no Pinheirinho.

“Concluímos o cadastro há uma semana. Muitos demoraram para comprovar que viviam no local. Outros moravam juntos em uma mesma residência”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, João Francisco de Sawaya de Lima, o Kiko.

O secretário afirma que 2.050 famílias solicitaram o beneficio. O auxílio aluguel contempla todas as famílias sem-teto que possuem renda mensal inferior a três salários mínimos (R$ 1.866) e que não invadiram outras áreas. Kiko encaminhou um relatório atualizado ao governo do Estado solicitando a inclusão de mais 400 famílias no programa. Atualmente, a prefeitura paga integralmente os repasses mensais dessas famílias.

O governo do Estado repassa R$ 520 mil por mês e o município complementa com R$ 100 mil a renda de 1.300 famílias. Outros R$ 201 mil vêm sendo financiados integralmente pela prefeitura para a cobertura dos sem-teto agregados. “O governo do Estado já sinalizou apoio e esperamos por esse aditivo”, disse Kiko. O secretário reforçou que embora, o convênio tenha sido renovado até dezembro, há possibilidade de renovação por até cinco anos.

Por nota, o Governo do Estado afirmou que existe a possibilidade de incluir outros 400 sem-teto na lista de repasses do aluguel social, mas não informou quando. “O fundamental é que todas as famílias já estão recebendo o auxílio. Agora, a renovação do convênio ocorreu em julho, e a primeira parcela já foi paga em 2 de agosto.

Como sempre foi assegurado pelo governador, o benefício às famílias está garantido até que sejam concluídas as unidades habitacionais que as atenderão”, informou o governo em nota. A inclusão das famílias sem-teto no aluguel social foi anunciada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) dois dias após a reintegração de posse do terreno do Pinheirinho, realizada em 22 de janeiro.

O Vale

Candidato quer implantar Wi-Fi em Transporte Público

Em sabatina realizada ontem pela Rádio Cidade em parceria com jornal O VALE, o candidato à prefeitura de São José, Fabricio Correia (PSDC), defendeu a instalação de um sistema wi-fi dentro dos ônibus públicos da cidade. São José tem uma frota de 383 ônibus.

A proposta do candidato é garantir que o usuário do ônibus possa acessar a internet de seu notebook, celular ou tablet, imediatamente, ao entrar no transporte público. “Pode ser um estímulo para o uso do transporte coletivo. A disponibilização de rede wifi nos ônibus foi meu primeiro projeto de lei na Câmara”, disse. Além disso, o candidato defende a criação de corredores exclusivos para ônibus e rotas diferenciadas.

Fabricio também defende a implantação do BRT (ônibus sob trilhos) em São José. O candidato defendeu ainda a contratação de médicos na saúde e a ampliação do sistema de monitoramento na área de segurança.

A primeira etapa da série ‘Entrevista com o candidato’ debateu os temas Saúde, Transporte e Segurança. A segunda rodada acontecerá a partir do dia de 10 de setembro, sempre das 8h às 8h45, pela AM 1120, com um candidato por vez, e abordará os temas Desenvolvimento Econômico, Educação, Habitação e Meio Ambiente.

O Vale

Trem de Alta Velocidade é anunciado Hoje pela Dilma

A presidente Dilma Rousseff (PT) anuncia hoje a retomada do projeto do TAV (Trem de Alta Velocidade) entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas. Com 510 quilômetros de extensão, a ferrovia de alta velocidade cortará a Região Metropolitana do Vale do Paraíba, que terá pelo menos duas estações: uma em Aparecida e outra a ser definida pelo operador do sistema. São José dos Campos é uma das cidades cotadas para abrigar a segunda parada.

A retomada do projeto do TAV será anunciada pela presidente em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença de empresários e de representantes de diversos segmentos, entre eles a Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária).

O pacote de medidas, denominado de Plano Nacional de Logística Integrada, com investimentos que podem chegar a R$ 90 bilhões, será divulgado em etapas. As ações contemplam obras em portos e aeroportos e a concessão de rodovias e ferrovias. O TAV foi embutido no pacote.

O primeiro passo para a retomada do Trem-Bala aconteceu na semana passada, com a posse da diretoria da Etav, estatal que irá cuidar do projeto. A empresa tem como presidente Bernardo Figueiredo, ex-diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), um dos condutores do projeto do Trem-Bala. Após o fracasso dos dois leilões de concessão do TAV, o governo federal decidiu rever a modelagem do processo e optou por “fatiar o projeto”.

A previsão é implantar a ferrovia de alta velocidade em duas fases. Uma seria para a definição do consórcio operador, que também será o responsável pelo fornecimento e transferência da tecnologia da ferrovia de alta velocidade. A outra fase é a construção da ferrovia, as obras do projeto.

Nesse item, o governo estuda também “fatiar” a implantação da ferrovia em lotes que seriam concedidos a empreiteiras nacionais e internacionais para acelerar a construção. A expectativa do governo agora é que a obra da ferrovia de alta seja iniciada em 2014, com conclusão em 2020.

Para o presidente da Abifer, Vicente Abate, a sinalização do governo de que planeja mesmo construir a ferrovia é positiva para o setor ferroviário nacional. “A ferrovia de alta velocidade é uma alternativa importante para o transporte de passageiros no país. Ela é segura e ambientalmente correta”, disse o executivo.

Para o vice-presidente da ADTrem (Agência de Desenvolvimento de Trens Rápidos entre Municípios), Gerson Toller, a iniciativa com relação ao projeto do TAV é positiva. “Quanto mais tempo o governo levar para implementar o TAV, mais caro o projeto irá ficar”, afirmou.

O Vale

Zona Sul é alvo da Rota depois de Treinamento

A zona sul de São José dos Campos, região mais violenta da cidade, foi o alvo na noite de ontem da primeira ofensiva da Força Tática Regional, unidade de elite da Polícia Militar para combater a criminalidade. Para se ter uma ideia, das 32 mortes (homicídios e latrocínios) registradas até junho deste ano em São José, sete foram na zona sul.

O elevado número de roubos e furtos também motivou a operação na região. No primeiro semestre deste ano, as duas delegacias que atendem a região sul de São José já registraram 525 assaltos e 257 veículos roubados, de acordo com dados da Secretária de Segurança Pública de São Paulo. “Identificamos quatro áreas de interesse em segurança e dividimos o patrulhamento”, disse o tenente Adilson Naresi, comandante do pelotão.

O VALE acompanhou com exclusividade o início da operação da nova força policial. Baseada na sede do Comando da PM, em São José, os policiais iniciaram o deslocamento às 17h. Um comboio com cinco viaturas e 20 homens do pelotão Alfa seguiu até o Campo dos Alemães. Na avenida Cidade Jardim a equipe se dividiu e iniciou o patrulhamento em pontos diferentes da região.

A primeira abordagem da noite ocorreu na avenida Adonias da Silva. Um veículo chamou a atenção dos policiais, que logo deram a ordem da parada. “O grande diferencial do nosso trabalho é a presença do quarto homem na equipe, que garante mais segurança e qualidade em nossa abordagens”, disse Naresi.

Até as 22h30, dois homens tinham sido presos após furtarem um carro próximo ao Vale Sul Shopping, no Jardim Satélite. A operação estava prevista para continuar até 1h desta madrugada. O resultado da ofensiva deve ser divulgado hoje. Moradores da região sul aprovaram a atuação da força de elite da PM.

Taubaté, Jacareí, Pindamonhangaba e Guaratinguetá são as próximas cidades previstas no cronograma de atuação do novo contingente. “Elaboramos um cronograma de acordo com estudos dos nossos setores de inteligência”, disse o coronel Leônidas Pantaleão de Santana, comandante do CPI 1 (Comando de Policiamento do Interior). “Teremos um pelotão por dia com 20 homens e cinco viaturas para complementar o efetivo em cada batalhão.”

O Vale

Cursos da Univap srão alterados segundo Reitor

A Reitoria da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) prepara um pacote de medidas para reestruturar a gestão, melhorar a qualidade e a estrutura dos cursos e atrair mais alunos. Há ações que já estão em andamento e outras que começam a valer a partir de 2013, como o aumento da carga horária de três para quatro horas de aula por período (diurno e noturno).

A maior parte dos 37 cursos de graduação terá a carga ampliada no ano que vem. Só não serão afetados cursos na área de saúde, como Enfermagem e Odontologia, que já têm uma carga estendida de aulas. A meta é atrair mais 2.000 alunos para a universidade nos próximos anos, o que inclui a reabertura do campus de Caçapava, medida que está sendo negociada com a prefeitura.

De 2002 para cá, em razão da concorrência e dos problemas na gestão do ex-reitor Baptista Gargione Filho, que se perpetuou à frente da universidade entre 1991 e 2011, a Univap caiu de 14 mil para 6.148 alunos. O primeiro passo para reverter o quadro, segundo o reitor da Univap, Jair Cândido de Melo, que assumiu o cargo em abril deste ano, é tornar mais eficiente a gestão do complexo.

“A palavra-chave da nova gestão é qualidade. É o princípio que norteará todas as nossas ações”, disse Melo.
Para tanto, a Univap contratou a FGV (Fundação Getúlio Vargas) como consultora em quatro projetos que modificarão a forma de administrar a universidade. São eles: orçamento, tecnologia da informação, atendimento ao estudante e planejamento estratégico.

“Queremos mudar na essência, não apenas na forma. Buscar qualidade em tudo, entusiasmar a equipe e incentivar o aluno a almejar sempre o conhecimento”, afirmou Melo, que já foi reitor do ITA. As metas são melhorar a gestão e a capacidade de mensurar resultados, diminuir o improviso na administração e trabalhar com metas e objetivos a serem alcançados.

Outra medida anunciada por Melo será sentida pelos estudantes que tentarão entrar na universidade no final deste ano. O vestibular será mais rígido. “A intenção é atrair estudantes que realmente queiram aprender e se desenvolver. Quem não tiver esse perfil não nos interessa”, afirmou.

Segundo o reitor, não está descartado o fechamento ou a abertura de novos cursos, principalmente na área de inovação. Quem definirá a grade para 2013 será a demanda. O valor do investimento para concretizar as mudanças não foi divulgado pela Reitoria. Melo admitiu, porém, que para ajustar a parte operacional será preciso “entrar um pouco no vermelho”. Mas salientou: “Temos uma reserva para garantir as ações”.

O reitor não descartou a chance de manter a mensalidade para 2013. Se houver aumento, segundo ele, não será exorbitante. “Aqui, nós usamos o dinheiro para ter a educação. E não o contrário.”

O Vale

Sindicatos dos Condutores querem liberar Catracas

Os motoristas e cobradores de ônibus de São José dos Campos começam hoje uma mobilização junto à população para obter apoio para a realização da chamada ‘catraca livre’ na cidade. A ideia é promover até esta sexta-feira um dia sem cobrança de passagem com o objetivo de pressionar as concessionárias a conceder reajuste salarial para os trabalhadores.

O Sindicato dos Condutores adotou essa postura após um novo fracasso nas negociações na semana passada. A categoria quer aumento de 7%, mas as empresas só oferecem 4,88%. A partir de hoje, a entidade irá distribuir uma carta aberta à população pedindo apoio para suas reivindicações. O texto relembra todo o impasse que vem se arrastando desde o mês passado.

No período, o sindicato promoveu duas paralisações e uma operação ‘tartaruga’, deixando passageiros sem transporte. “Queremos mostrar que começamos pedindo 13% e hoje já estamos em 7%. Elas empresas não passaram de 6,5%”, disse o presidente do sindicato, José Roberto Gomes.

A entidade irá distribuir 100 mil panfletos na região central de São José. Hoje, a previsão é de que 50 mil cartas já estejam nas ruas. A Avetep (Associação das Empresas de Transporte do Vale do Paraíba) nega que tenha aumentado sua oferta e informa que segue com proposta de 4,88% de reajuste, aguardando a decisão do caso no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Campinas.

Ontem, o advogado da entidade, Victor Albuquerque, foi procurado por O VALE, mas não atendeu os telefonemas. Na semana passada, ele disse que iria acionar o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Campinas para impedir a liberação das catracas.

A ação ainda não teria sido encaminhada à Justiça, segundo a assessoria da Avetep. A Secretaria de Transportes informou que a negociação salarial é feita entre sindicato e empresas e não cabe ao governo falar sobre o assunto. O transporte coletivo urbano de São José é operado pelas empresas Saens Peña, Expresso Maringá e Julio Simões.

O Vale

Semi-Novos estão com preços mais baixo na cidade

Boa notícia para o consumidor: o preço do carro seminovo caiu em média 10% na região. Os descontos podem chegar a R$ 3.000, de acordo com ano e modelo. A redução de preços foi a alternativa dos lojistas para evitar queda em vendas após os modelos zero quilômetro ‘baratearem’ com o corte em parte da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Para manter a competitividade do seminovo frente ao zero, os comerciantes foram obrigados a baixar também os preços dos usados. Para o proprietário da Santa Terezinha Veículos, em Taubaté, Francisco Gonçalves Carvalho, a redução do IPI facilitou na compra do carro 0km, mas atrapalhou as vendas de seminovos. “Desde o anúncio da redução do IPI, as nossas vendas caíram cerca de 40<MD>%. Todo mundo tem o sonho de comprar um carro 0km”, disse

Em São José dos Campos, o gerente da Colinas Veículos, Renato Sousa, disse que baixou o preço do seminovo para evitar a queda nas vendas. “Não sentimos que as vendas caíram, mas os carros 0km estão vendendo mais”, disse Sousa. O decreto que reduziu o IPI foi assinado em maio e vale até o dia 31 deste mês.

Os descontos nos seminovos variam de acordo com o modelo, mas os que mais tiveram queda foram os populares. Um Gol 1.0 quatro portas 2011, que era vendido em abril por R$ 26,1 mil, hoje sai por R$ 23,5 mil. Já o Palio 1.0 Economy 4 portas 2011, que era vendido a R$ 25,3 mil, hoje está R$ 22,3 mil. Além de baixar os preços, as concessionárias têm oferecido outros atrativos ao cliente como tanque cheio, taxas de licenciamento e IPVA, além parcelar a entrada.

“É preciso dar atrativos para as pessoas. Mostrar que tem vantagem em comprar um carro usado”, disse o vendedor da Tony Veículos de São José, João Tonhá. O cozinheiro Emerson Bernardes, 32 anos, está há seis meses pesquisando para comprar um carro. Ainda não decidiu qual será. “Estou em dúvida, mas estou querendo comprar um usado, o preço está melhor”, disse.

O aposentado José Lucas da Silva, 70 anos, percebeu a queda nos preços e comprou na semana passada um seminovo. Para ele, não compensava comprar um 0km. “O preço final dos carros novos é diferente daquele que a propaganda mostra. As concessionárias incluem muitas taxas”, disse Silva.

Com o fim da redução do IPI, donos de lojas de seminovos esperam uma melhora nas vendas, além de aumento nos preços. “Estou otimista. Com o fim da redução do IPI, espero que pelo menos as vendas normalizem. Eu tive uma queda de 70% nas vendas”, afirmou o proprietário da Benecar de Taubaté, Carlos Eduardo Inácio.

O Vale

Simulador de Vôo é inaugurado pela Embraer

A Embraer, de São José dos Campos, lançou ontem o primeiro serviço de treinamento para pilotos e técnicos de manutenção de jatos Phenom no Brasil.O serviço é oferecido pela Embraer-CAE Training Services, uma joint-venture entre a Embraer e a CAE.

Próximo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, o centro de treinamento da CAE abriga o primeiro simulador de voo completo dos jatos Phenom na América do Sul.O anúncio foi feito na véspera da Labace (Feira Latino-Americana de Aviação Executiva), que será aberta hoje no aeroporto de Congonhas.

Segundo a Embraer, os cursos no novo centro terão início no final de agosto. Este é o terceiro centro de treinamento da ECTS e o quarto simulador completo (Full Flight Simulator – FFS) do Phenom. A ECTS também tem centros de treinamento em Dallas, nos Estados Unidos, e Burgess Hill, próximo a Londres, no Reino Unido.

“Essa nova unidade proporcionará treinamento de excelência a nossos clientes de jatos executivos no Brasil”, disse em nota Edson Carlos Mallaco, diretor de Suporte e Serviços ao Cliente, Embraer Aviação Executiva. A empresa expõe pela primeira vez no Brasil o seu maior jato executivo, o Lineage 1000, que já serve à presidência da República.

No final do ano passado, a fabricante cedeu uma aeronave do modelo para uso da presidente Dilma Rousseff (PT).
A Labace segue até sexta-feira. Os ingressos para visitar a exposição, que reúne 70 aeronaves, custam R$ 200.

O Vale