Zona Sul é alvo da Rota depois de Treinamento

A zona sul de São José dos Campos, região mais violenta da cidade, foi o alvo na noite de ontem da primeira ofensiva da Força Tática Regional, unidade de elite da Polícia Militar para combater a criminalidade. Para se ter uma ideia, das 32 mortes (homicídios e latrocínios) registradas até junho deste ano em São José, sete foram na zona sul.

O elevado número de roubos e furtos também motivou a operação na região. No primeiro semestre deste ano, as duas delegacias que atendem a região sul de São José já registraram 525 assaltos e 257 veículos roubados, de acordo com dados da Secretária de Segurança Pública de São Paulo. “Identificamos quatro áreas de interesse em segurança e dividimos o patrulhamento”, disse o tenente Adilson Naresi, comandante do pelotão.

O VALE acompanhou com exclusividade o início da operação da nova força policial. Baseada na sede do Comando da PM, em São José, os policiais iniciaram o deslocamento às 17h. Um comboio com cinco viaturas e 20 homens do pelotão Alfa seguiu até o Campo dos Alemães. Na avenida Cidade Jardim a equipe se dividiu e iniciou o patrulhamento em pontos diferentes da região.

A primeira abordagem da noite ocorreu na avenida Adonias da Silva. Um veículo chamou a atenção dos policiais, que logo deram a ordem da parada. “O grande diferencial do nosso trabalho é a presença do quarto homem na equipe, que garante mais segurança e qualidade em nossa abordagens”, disse Naresi.

Até as 22h30, dois homens tinham sido presos após furtarem um carro próximo ao Vale Sul Shopping, no Jardim Satélite. A operação estava prevista para continuar até 1h desta madrugada. O resultado da ofensiva deve ser divulgado hoje. Moradores da região sul aprovaram a atuação da força de elite da PM.

Taubaté, Jacareí, Pindamonhangaba e Guaratinguetá são as próximas cidades previstas no cronograma de atuação do novo contingente. “Elaboramos um cronograma de acordo com estudos dos nossos setores de inteligência”, disse o coronel Leônidas Pantaleão de Santana, comandante do CPI 1 (Comando de Policiamento do Interior). “Teremos um pelotão por dia com 20 homens e cinco viaturas para complementar o efetivo em cada batalhão.”

O Vale