Hoje se comemora o dia Nacional da Alfabetização

Dia 14 de novembro é considerado o dia nacional da alfabetização. Foi criada em 1966 com o objetivo de refletir sobre a situação da alfabetização no nosso país. O dia nacional da alfabetização propõe que as crianças devam se desenvolver e aproximar o mundo da escola com atividades complementares fora dela. Escola é lugar de brincar também.

Dentro da escola particular, a alfabetização é garantida e aprofundada, mas na escola pública, que é a realidade da maioria da população, a alfabetização pode ser prejudicada por professores descontentes com o salário, salas numerosas e crianças que precisam de mais atenção devido à dificuldade de aprendizado.

A escola deve criar ambientes alfabetizadores, alfabetização formal, como por exemplo, letras decorando a sala de aula e objetos coloridos que chamam a atenção da criança para o lúdico, facilitando e tornando o aprendizado uma brincadeira. A alfabetização infantil é parte fundamental do desenvolvimento da criança.

Alfabetização é o processo que faz com que a pessoa se torne capaz de ler, escrever e compreender um texto. Conviver com estímulos em casa como livros, vídeos, músicas, estimulam a curiosidade, a sonoridade e o desenvolvimento da criança para além do que a escola oferece.

Existem alguns jogos computadorizados que interagem com a criança e auxiliam no processo de alfabetização. Mas você não precisa gastar nada para ajudar na alfabetização do seu filho. Quando um pai ou uma mãe lê uma história para o seu filho, a criança entra em fase de letramento, ou seja, convivendo e habituando-se às letras. Livros de colorir com imagens identificadas com o nome também são ótimas dicas para a criança começar a interagir.

Incentivo a leituraOs pais exercem extrema importância no processo de alfabetização dos filhos, desde a escolha da escola pra seus filhos, eles são exemplos a serem seguidos e formadores de caráter e opinião. É preciso incentivar os estudos das crianças. As crianças copiam e reproduzem modelos, é assim que elas acabam aprendendo. O incentivo à leitura e o reforço positivo são extremamente necessários para a criança se desenvolver. As vivências do cotidiano favorecem o aprendizado.

Alguns estudiosos na área da educação escolar afirmam que a participação dos pais no processo de aprendizagem e alfabetização da criança servirá de apoio para o desenvolvimento do caráter e das atitudes quando o seu filho for um adulto.

Ajudar os pais a escreverem a lista de compras, por exemplo, interage as crianças nas atividades do lar e a incluem no ambiente familiar. Fazer um jogo da memória ou de caça palavras também são ideias ótimas que proporcionarão momentos prazerosos em família.

No dia 14 de novembro, dia nacional da alfabetização, aproveite para rever os seus conceitos, seja de educador como de pai ou responsável. Quando os pais incentivam a criança a estudar e a valorizar o conhecimento, tudo fica mais fácil e o desenvolvimento integral da criança acontece.

Publicado em: 14/11/2012