Outubro Rosa terá prédios iluminados, caminhada e orientações

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

A Prefeitura de São José dos Campos inicia na próxima semana a programação do Outubro Rosa, mês mundial de conscientização e combate ao câncer de mama. Para lembrar a data, a partir do dia 15 estarão iluminados os prédios do Paço Municipal, Unidade de Especialidades de Saúde (UES), Hospital Municipal e Hospital da Mulher.

Uma caminhada será realizada no domingo (16), com concentração no Parque Vicentina Aranha, a partir das 9h. O evento tem como objetivo alertar para a necessidade de fazer exames periódicos. O câncer de mama diagnosticado no início tem mais de 90% de chances de cura.

Antes da caminhada, o aquecimento dos participantes será com uma aula de zumba. Para participar, basta chegar no Parque Vicentina Aranha no dia e horário marcados, trajando uma camiseta rosa ou levar um quilo de alimento e trocar por uma camiseta, no local do evento. O número de camisetas é limitado.

Atualmente, São José dos Campos não tem demanda reprimida de mamografia. Todas as pacientes que precisam do exame são imediatamente agendadas. Aquelas que o exame acusa alguma alteração são encaminhadas para o Hospital da Mulher.

“O exame é essencial para a detecção precoce do câncer de mama. E o Hospital da Mulher foi um grande ganho para as mulheres da cidade, que agora conseguem fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento muito mais rápido. Uma verdadeira demonstração de cuidado e respeito com as mulheres joseenses”, disse o secretário de Saúde.

Em São José dos Campos, a Prefeitura segue as recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia, a qual preconiza que as mulheres façam o exame anualmente, a partir dos 40 anos. Para isso, basta fazer a solicitação na Unidade Básica de Saúde de referência.

A Secretaria de Saúde já realizou, até agosto deste ano, 18.501 mamografias. Durante todo o ano passado, foram 28.073 mamografias.

Ação nas UBS

A Secretaria da Saúde também já iniciou a intensificação da abordagem e orientação das mulheres sobre o câncer de mama nas 41 Unidades Básicas de Saúde e 3 Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade, com a captação de mulheres para a realização da mamografia.

As mulheres abordadas receberão folders e material informativo sobre a doença, além de instruções de como fazer o autoexame. Para aquelas com mais de 40 anos, que não fizeram a mamografia no último ano, será solicitado o exame.

O objetivo da ação é orientar sobre a importância dos cuidados para evitar a doença e celebrar o Outubro Rosa. No Brasil, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre as mulheres. De acordo com a coordenação do Programa Saúde da Mulher, a estimativa é de que 230 novos casos sejam notificados por ano no município. No ano passado, 59 mulheres morreram em decorrência da doença, em São José dos Campos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos. Acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento da incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Sintomas

Entre os sintomas estão as alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja. A secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

Embora a hereditariedade seja responsável por apenas 10% do total de casos, mulheres com histórico familiar de câncer de mama, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram acometidas antes dos 50 anos, apresentam maior risco de desenvolver a doença. Esse grupo deve ser acompanhado por um médico a partir dos 35 anos.

Primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos, não amamentar ou não ter tido filhos também constituem fatores de risco para o câncer de mama.