Termina dia 25 vacinação contra gripe na cidade

A campanha de vacinação contra a gripe termina na próxima sexta-feira (25). Em São José dos Campos, a vacina está sendo oferecida nas 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no Famme. Devem receber a dose, os idosos a partir dos 60 anos de idade, os trabalhadores da saúde, as crianças na faixa etária de seis meses até dois anos de idade, gestantes, e também os grupos de risco mediante apresentação de prescrição médica.

Desde o início da campanha até essa quinta-feira (17), 40.786 pessoas tinham sido vacinadas. Da população de idosos com mais de 60 anos de idade, 49% receberam a dose contra a Influenza sazonal e também contra a Influenza A (H1N1), a gripe suína. A meta estipulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é vacinar 80% da população dessa faixa etária em todo o país até o fim da campanha. No ano passado, 87% dos idosos acima dos 60 anos foram vacinados.

A gripe, ou influenza, é uma doença contagiosa causada pelo vírus influenza. Entre os sintomas da gripe estão: febre alta, tosse e fadiga extrema. A gripe pode causar doenças mais graves ou complicações que podem comprometer a saúde. Entre elas, pneumonia, infecções auditivas, sinusite, desidratação.

Para receber a vacina, é indispensável a apresentação do documento de identidade e/ou atestado médico no caso de pacientes portadores de doenças crônicas. As gestantes devem apresentar exame ou carteira de pré-natal. A vacinação das gestantes contra a influenza é segura e indicada pelo Ministério da Saúde, em qualquer idade gestacional.

Desde 1999, a imunização contra a gripe integra o calendário do Sistema Único de Saúde (SUS), seguindo determinação do Ministério da Saúde.

Câncer bucal

Junto com a campanha de vacinação contra o Influenza, a Prefeitura de São José dos Campos está promovendo a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce das Lesões Bucais nos mesmos locais da vacinação.

A ideia é aproveitar o grande número de idosos que procuram as Unidades de Saúde nessa época do ano para diagnosticar precocemente qualquer alteração que possa ter ocorrido na boca dos pacientes com 60 anos ou mais. Essas lesões vão desde as modificações próprias do envelhecimento até alterações patológicas.

Em São José dos Campos, a conscientização da população tem aumentado ano a ano. Em 2005 foram 1.639 pacientes examinados, já em 2011 foram 15.464. Mais de 25 mil idosos também receberam orientações sobre a doença no ano passado.

O Vale