Semana Santa tem programação especial de Apresentações

Cristãos de toda a região celebram a partir de hoje a data mais importante do calendário religioso: a Semana Santa. A paixão e morte de Jesus Cristo será tema de missas e celebrações especiais ao longo da semana e encenada em igrejas e templos de todo o Vale do Paraíba a partir da próxima quinta-feira, dia 5 de abril.

Em Aparecida, o Santuário Nacional abre a programação hoje, com a Missa de Ramos, às 7h30, que será transmitida pela TV Aparecida e pela internet. Haverá missas, consagrações e confissões diariamente até domingo. A expectativa é que mais de 100 mil devotos participem do Tríduo Pascal, na quinta, sexta e sábado. E outros 100 mil fieis acompanhem a cerimônia de domingo.

O cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo da Arquidiocese de Aparecida e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), vai celebrar missas na quinta (20h), sexta (15h) e sábado (20h), além da celebração solene do domingo, às 8h.

Para o prefeito de Igreja do Santuário, irmão João Batista de Viveiros, a Semana Santa leva o devoto a fazer uma revisão em sua vida e a renascer diante da ressurreição de Cristo. “É a vitória da vida sobre a morte. Os fieis são convidados a se abrirem ao Espírito Santo e a se sentirem renovados”, afirmou.

Os sofrimentos e provações pelos quais Jesus Cristo passou, a sua via-sacra, serão encenada em igrejas das dioceses de São José e Taubaté. Em São José, na próxima quarta, haverá apresentação na paróquia da Sagrada Família. Na sexta, é a vez da Catedral São Dimas e das paróquias Coração de Jesus, N. Sra. Aparecida, Coração Eucarístico de Jesus e N. Sra. da Soledade, todos a partir das 19h, além de Santo Antônio (9h), em Paraibuna.

Em Jacareí, a encenação ocorrerá nas paróquias Santa Cecília, N. Sra. de Guadalupe, N. Sra. da Santíssima Trindade e Maria Auxiliadora, também na sexta, às 19h. No mesmo horário, em Monteiro Lobato, haverá apresentação na paróquia N. Sra. do Bonsucesso.

Na diocese de Taubaté, a paixão de Cristo será revivida na igreja de Bom Jesus, em Tremembé, nos dias 5, 6 e 7 de abril, às 19h. Com o tema “Renascimento”, a PIB (Primeira Igreja Batista) de São José apresentará a 9ª edição do Auto de Páscoa, que conta com 500 voluntários envolvidos na realização do espetáculo.

As apresentações serão realizadas na sede da PIB, na Vila Betânia, na quinta, às 20h, na sexta, às 10h, 17h e 20h, e no sábado, às 17h e 20h. As vagas são limitadas e quem quiser assistir terá que trocar o ingresso por um quilo de alimento não perecível. “É a história mais contada de todos os tempos e sempre é renovadora”, disse Queila da Rosa, ministra da PIB.

O Vale