Os dois detectores de metal do Fórum de São José dos Campos só estarão em funcionamento simultâneo a partir desta quinta-feira. A informação foi dada por servidores do local na tarde de ontem, quando técnicos de manutenção faziam a calibragem no aparelho defeituoso. Até por volta das 16h, quando o O VALE esteve no local, o equipamento não havia sido consertado.
Hoje, a triagem de quem entrava no prédio foi feita da mesma forma que ocorre desde a reabertura do espaço na última segunda-feira: retirada de objetos metais dos bolsos por parte de advogados e funcionários e passagem pelo único detector em uso apenas por cidadãos comuns.
Ontem foi o terceiro dia das novas medidas de segurança adotadas após o tiroteio que matou duas pessoas no Fórum há uma semana. A Polícia Militar e a Guarda Municipal continuaram fazendo a vigilância dentro do saguão. Do lado de fora, agentes de trânsito fiscalizavam o estacionamento privativo para pessoas credenciadas em frente ao prédio.
Com o defeito em um dos detectores de metal e apenas um em uso, a fila única gerou protestos de funcionários do Fórum na última segunda-feira. Quem voltava do horário de almoço, não queria se submeter à fila novamente. Esse foi o motivo para que o sistema fosse alterado. Ao invés de fila e detector, advogados e servidores do Fórum apenas deixam objetos de metal numa caixa para logo em seguida pegar de volta. A promessa agora é que o detector para funcionários e advogados esteja ligado amanhã.
O Vale
Imagem: R7