O programa Calçada Segura foi pré-selecionado para o 2º Prêmio Ações Inclusivas, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O programa concorre na categoria ações governamentais. A premiação será no dia 12 de dezembro, em São Paulo.
O prêmio tem por objetivo reconhecer e destacar as práticas bem sucedidas voltadas à inclusão social e a cidadania das pessoas com deficiência, em todo o estado, registradas no Observatório dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Em todo o Estado foram pré-selecionados 80 projetos nas categorias governamentais e não-governamentais.
O assessor da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e responsável pelo prêmio, Carlos Cruz, visitou São José dos Campos na quarta-feira passada (16/11) para conhecer as ações desenvolvidas pelos agentes do programa. Cruz destacou a importância do Calçada Segura e afirmou que o programa já está consolidado como política pública.
Além do Calçada Segura, São José dos Campos concorre na categoria ações não-governamentais com o Projeto Ciranda, que existe desde 1994 e atende crianças e adolescentes com deficiência ortopédica. Anualmente, o projeto realiza cerca de 1.200 atendimentos gratuito.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos