A Prefeitura de São José prepara cinco novos vídeos institucionais para serem divulgados até o dia 7 de julho, data-limite para a veiculação de propagandas oficiais em anos eleitorais. Todas as peças publicitárias fazem parte da série “São José: o Futuro em Construção” que já teve três vídeos divulgados em janeiro e fevereiro durante o horário nobre da televisão.
O VALE mostrou que os vídeos já veiculados enaltecem obras viárias que vão permanecer no papel nesta gestão ou que já foram descartadas pela prefeitura, como a construção de uma Ponte Estaiada no Colinas. Os vídeos em fase de produção devem seguir o mesmo modelo de produção e divulgar as principais ‘vitrines’ do governo Eduardo Cury (PSDB), antecipando a discussão eleitoral pela disputa do Paço.
Cada peça publicitária vai abordar três temas. Uma delas será sobre saneamento básico, reflorestamento e recuperação do rio Paraíba. O segundo vídeo vai divulgar o prédio do Centro de Juventude (em fase de construção) e as três Casas do Idoso (duas em fase de construção e uma em projeto) e a Arena de Esportes (também em construção).
Também está previsto vídeo sobre o projeto Centro Vivo, que prevê revitalizar a região central, o Mercado Municipal e o Parque Vicentina Aranha. O quarto vídeo vai mostrar a implantação de semáforos ‘inteligentes’ com sensores que identificam o movimento de veículos, além da internet gratuita nos bairros e a ampliação do número de câmeras de segurança.
O quinto vídeo será sobre transportes e vai falar sobre a futura ligação leste/sudeste, a Via Cambuí e a continuação da via de ligação Aeroporto e Tamoios (SP-99) todas em fase de projeto. “Devemos produzir outros vídeos sobre eventos que irão acontecer. Serão oito nessa série sobre futuro”, disse o assessor de Planejamento em Comunicação, Felício Ramuth.
Ao todo, o governo Eduardo Cury investe, em média, R$ 6,1 milhões por ano para realização das propagandas institucionais. A oposição acusa o governo do PSDB de utilizar os vídeos para fazer campanha eleitoral antecipada.
“Estamos vendo claramente uma propaganda enganosa, com nítida conotação eleitoral. A administração do PSDB está pegando obras e projetos que estão atrasados e já eram para estar concluídos e anunciam como coisa do futuro”, afirmou o vereador Wagner Balieiro, que preside o PT em São José dos Campos.
Segundo ele, muitas das obras que serão anunciadas pela prefeitura nos novos vídeos institucionais não serão entregues no governo atual. “Não tem nenhuma nova Casa do Idoso entregue ainda e a Arena de Esportes está muito atrasada.”
O Vale