Começa amanhã a construção do calçadão na travessa Chico Luiz, ao lado do Mercado Municipal de São José dos Campos. A revitalização do local é um dos projetos do Plano Estratégico Centro Vivo, elaborado pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) em conjunto com a prefeitura.
O calçadão da Chico Luiz terá em torno de 780 metros quadrados. A obra será patrocinada pelo Shopping Faro, localizado em frente à travessa. A direção do shopping não revelou o valor do investimento. O projeto prevê a colocação de piso de bloquetes intertravados, do mesmo padrão do Calçada Segura.
O calçadão terá floreiras, bancos e iluminação ornamental, segundo o Ipplan. Também está previsto espaço para carga e descarga para atender os comerciantes do Mercado Municipal. A previsão é que a obra seja concluída em cerca de 70 dias.
A diretora do Ipplan, Cynthia Gonçalo, relatou que a transformação da travessa em calçadão vai valorizar ainda mais o Mercado Municipal a Igreja Nossa Senhora Aparecida, transformada em Museu e Arte Sacra e o comércio do local.
Ela destacou que a proposta prevê ainda a ampliação da calçada do mercado no trecho da rua Sebastião Humel, que hoje serve de estacionamento para motos. “A intenção é que, futuramente, os comerciantes do mercado que trabalham com alimentação possam colocar mesas no calçadão”, afirmou a diretora.
Cynthia relatou ainda que o plano é constituir um polo gastronômico no entorno do Mercado Municipal, com atrações e atividades noturnas, para atrair público. “Vamos incrementar também o Museu de Arte Sacra para que o espaço seja mais valorizado”, afirmou.
O Ipplan vai se reunir com os comerciantes do mercado para estimular mudanças no local, como horário de funcionamento. Atualmente, o horário de funcionamento do Mercado Municipal é das 7h às 17h. “A intenção é que o mercado fique aberto até mais tarde e possa ser chamariz de público após as 18h”, disse.
Os comerciantes do mercado resistem em mudar o horário, segundo informou o presidente da Associação dos Permissionários do local, Luiz Fernando Santos. Já os comerciantes da Chico Luiz consideram positivo o projeto do Ipplan, mas reclamam do ponto de coleta de lixo do mercado. “Acho que o calçadão vai ser bom porque facilitará a passagem das pessoas”, disse Roberto Pereira, da Casa do Fazendeiro.
O Vale