[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]
A Praça Afonso Pena e o entorno da escola Olímpio Catão, na região central da cidade, já começaram a receber serviços de revitalização da iluminação, executados pela Secretaria de Serviços Municipais (SSM). Ao todo serão atendidos 11 pontos críticos e históricos da cidade.
A Prefeitura está investindo cerca de R$ 125 mil nos trabalhos e o objetivo é garantir mais segurança à população. A praça receberá 52 postes, luminárias e nova fiação. A grande maioria dos postes atuais está comprometida pela ferrugem.
“Saio da escola à noite e passo pela praça para chegar ao ponto de ônibus. Por causa da pouca iluminação, tinha receio. A praça mais iluminada vai trazer mais segurança e tranqüilidade”, disse a estudante Thaísa Cristina Gomes dos Santos, de 20 anos.
Além da melhoria da iluminação, as equipes da SSM farão a poda das árvores e limpeza. Os trabalhos serão concluídos em março.
Revitalizados
O projeto de revitalização da parte central está concluído na Praça da Matriz, importante marco da região central, que abriga a igreja mais antiga da cidade, datada de 1643.
Além da troca de todas as luminárias, os postes foram rebaixados para ampliar a iluminação. As árvores foram podadas. A escultura de Cristo, que quase passa despercebida em razão do acúmulo de poluição ao longo dos anos, também recebeu cuidados de limpeza.
No Jardim Paulista, a Praça Pedro Pinto da Cunha também foi transformada com a revitalização executado pela SSM. Nela, fica a Igreja São Judas Tadeu, que no ano que vem completa jubileu de ouro
“A iluminação da praça do santuário São Judas Tadeu era tão deficitária que muitas vezes não dava para enxergar o rosto das pessoas. Agora, melhorou muito para os moradores e fiéis da igreja. Agora as famílias têm tranqüilidade para conversar na praça”, disse Douglas Christie Candido, morador e comerciante do Jardim Paulista.
Os serviços de revitalização já foram executados no calçadão da Rua Sete de Setembro, na Praça João Mendes (Jardim do Sapo), além da Rua Dublin, na Vila Letônia, Praças Manoel Pereira e Hélio Augusto, no Jardim Alvorada e Ponte Minas Gerais, em Santana