Um dos principais corredores comerciais de São José dos Campos, a rua 15 de Novembro, no centro, terá a calçada do lado direito ampliada no trecho entre as ruas Rubião Júnior e Coronel José Monteiro. Ontem, funcionários da prefeitura iniciaram os serviços na primeira etapa, da esquina da rua Rubião Júnior até o bolsão de estacionamento de motos.
A ampliação do passeio público na 15 de Novembro integra as ações previstas no Plano Estratégico Centro Vivo, programa de revitaliza-ção do centro, elaborado pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento) em parceria com a prefeitura.
Segundo o Instituto de Planejamento, o projeto de ampliação da calçada na rua 15 de Novembro será feita com a incorporação da faixa de estacionamento para o passeio público. A intervenção ocorrerá apenas no lado direito da rua, entre a Rubião Júnior e a rua Coronel José Monteiro, com uma área estimada de 363 metros quadrados, o que representa três metros a mais de largura em 121 metros de comprimento.
A diretora do Ipplan, Cynthia Gonçalo, informou por meio de sua assessoria, que a necessidade de ampliação das calçadas foi apontada pelos usuários do centro durante as Oficinas Colaborativas e na pesquisa qualitativa realizada dentro do Plano Estratégico do Centro Vivo.
A pesquisa foi realizada em março para saber a opinião e avaliação da população sobre o centro de São José. De acordo com o Ipplan, no plano de mobilidade foram identificados alguns trechos que necessitavam de intervenção. Com essas alterações, os pedestres serão beneficiados em sua locomoção. Os pontos comerciais da rua também receberão maior fluxo de pessoas.
Na avaliação do Instituto de Planejamento, pesquisa recente realizada pela ACI (Associação Comercial e Industrial) sobre vagas de estacionamento no centro, mostra um grande número de vagas de estacionamento privados, o que reforça esta alteração e melhoria de espaços nas calçadas do centro de São José.
Projeto similar ao que está em execução na 15 de Novembro foi implementado na avenida Nelson D’Ávila, no trecho entre as ruas Dolzani Ricardo e Francisco Paes. Nesse trecho, o passeio público também foi ampliado.
A obra foi executada pelo estabelecimento Comércio Esperança, instalado no prédio da antiga Lojas Americana, como contrapartida. Para o Ipplan, a criação de mais 573 vagas de estacionamento em 30 vias públicas do centro, compensa as vagas suprimidas na rua 15.
O Vale