O trabalhador que se dirigir ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) em busca de uma vaga de emprego deverá levar carteira de trabalho, RG, CPF e extrato do PIS ativo. Ele será cadastrado no Portal MTE Mais Emprego, do Governo Federal, e poderá ter acesso às vagas até mesmo de casa.
Para o empregador que deseja postar vagas o procedimento é semelhante. Ao acessar o Portal será preciso gerar os dados da empresa como CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), CEI (Cadastro Específico do INSS) ou então CPF (Cadastro de Pessoa Física). O acesso de ambos é feito mediante login e senha, enviados para o email de cadastro.
Para o encanador industrial Edmilson Leonardo da Silva, 34 anos, que está desempregado, o novo sistema é melhor e mais organizado. “Esse sistema gera comprometimento tanto do trabalhador quanto do empregador no agendamento e retorno das vagas oferecidas”, disse Edmilson, que procurou o PAT e foi encaminhado para a intermediação de mão de obra (IMO) do Posto.
O sistema permite ao trabalhador fazer reserva de vaga, basta ele acionar este comando on-line, pelo Portal, e ir ao PAT em até 48 horas para que o atendente verifique se os dados estão de acordo com o perfil da vaga que deseja concorrer. Caso as informações cruzadas se encaixem ele sai do Posto com uma carta de encaminhamento para entrevista.
As vagas inscritas pelo empregador no Mais Emprego precisam ser validadas pelo PAT. Novas vagas de uma mesma firma só serão validadas quando o empregador levar ao Posto o resultado das entrevistas anteriores por meio da devolução da carta de encaminhamento apresentada pelos candidatos no ato da entrevista. O sistema ainda permite consultar currículos de candidatos e acompanhar o processo de seleção para as vagas postadas.
O PAT fica na Rua Pedro Ernesto, 111, na Vila Sanches. O horário de funcionamento provisório é das 8h às 14h.
Prefeitura Municipal