Para realizar melhorias, Carlinhos buca verba para a cidade

O prefeito eleito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida (PT), começou a negociar com o governo federal o repasse de verbas para realizar um mutirão de consultas e exames na área da Saúde a partir de 2013. Deputado federal, Carlinhos foi a Brasília ontem e só deve retornar amanhã. Entre os compromissos está o de tentar garantir recursos para um mutirão da saúde.

“Como sou deputado federal, vou conversar com o ministro Padilha. Ele pode antecipar recursos aos municípios que fizerem mutirões. Então, nossa ideia é em janeiro tentar obter dele a antecipação desses recursos para tentar dar conta desse mutirão”, afirmou Carlinhos.

Em São José, o vice-prefeito Itamar Coppio (PMDB) já iniciou o mapeamento dos hospitais que podem ser parceiros no processo. A estimativa é que São José tenha uma fila de espera de 37 mil consultas e 2.000 cirurgias. Um diagnóstico sobre o setor já foi iniciado pelo petista. “O Carlinhos já conversou com o Padilha para garantir a liberação de recursos para os mutirões logo no começo do governo”, disse Itamar, que é médico.

O Ministério da Saúde informou que liberou R$ 650 milhões aos estados e municípios para a realização de cirurgias eletivas até junho de 2013. Os repasses são destinados à realização de cirurgias de ortopedia e de catarata, entre outros.

De acordo com o ministério, cabe ao gestor local definir as demandas e o valor necessário e encaminhas as informações para a analise do Ministério. Se aprovado, o repasse pode ser feito por meio do Fundo de Ações Estratégicas e de Compensação.

Segundo Itamar, a expectativa é obter dados do atual governo sobre o cadastro de pessoas à espera de exames, consultas e cirurgias. “Precisamos saber quem está na fila, qual a demanda e quais os casos mais graves”. Paralelo a isso, Itamar iniciou ontem conversas com instituições de saúde da cidade para levantar a capacidade de atendimento ociosa existente.

“Faremos o diagnóstico do banco de reserva de consultas e cirurgias que podem a atender as pessoas. Por exemplo, já sabemos que a Santa Casa possui dez leitos disponíveis, mas a capacidade é de 20. Hoje são realizadas cerca de 15 cirurgias por mês, mas poderiam ser feitas 40”.

O Pio 12, segundo ele é outro hospital que poderia ampliar o atendimento de cateterismo e angioplastia. “Estamos analisando capacidade, mas também custos”, disse. Itamar deve integrar a equipe de transição de Carlinhos. Ele inclusive pode ser um dos articuladores do grupo

Outro nome cotado é o do vereador Wagner Balieiro. “Ainda não há definição sobre a equipe, mas ela será técnica para analisar planilhas, contratos e fazer um diagnóstico por área da prefeitura. Pode haver também na coordenação, uma pessoa mais política”, disse Balieiro.

O Vale

Publicado em: 10/10/2012