Operação de Natal reforça policiamento em areas de comercios e bancos

A Polícia Militar realiza hoje uma operação para reforçar o policiamento em áreas onde há concentração de comércios e bancos em São José dos Campos. A intenção é evitar roubos e furtos a pessoas neste quinto dia útil de novembro, data em que algumas categorias já devem receber a primeira parcela do 13º salário.

Os trabalhos já são uma prévia para a atuação dos policiais militares de 25 de novembro a 25 de dezembro, quando acontece a ‘Operação Natal Seguro’.

A operação realizada hoje é focada em bloqueios em avenidas de grande movimentação que sirvam de acesso a áreas com concentração de bancos. Serão cerca de 40 policiais, que além dos bloqueios, também farão rondas nessas regiões. Policiais a pé e de bicicletas farão rondas em áreas com maior movimentação de pessoas.

“O ladrão age onde há mais dinheiro circulando. Nossa intenção é garantir que a população possa fazer suas compras com tranquilidade”, diz o tenente Geraldo Leite Rosa Neto. Embora haja um reforço no policiamento a partir de hoje, o aumento no efetivo para o Natal começa no dia 25 de novembro.

“Até dia 25, faremos quase todo dia operações diferentes de acordo com a nossa necessidade.” Na ‘Operação Natal Seguro’, policiais de folga e do setor administrativo serão deslocados para o patrulhamento de rua. A corporação não divulga números, mas afirma que o policiamento irá dobrar no período nas principais regiões comerciais da cidade.

Uma base comunitária ficará na Praça Afonso Pena para aumentar o atendimento à população. Nos calçadões, serão instaladas guaritas elevadas que permitem que PMs observem o movimento de um local alto. “Em bairros com concentração de comércios, também haverá este reforço”, diz Neto.

Em bancos, igrejas e grandes comércios, a PM distribuirá ainda cartilhas que dão dicas para a população evitar ser vítima de ladrões. “No final do ano, pequenos roubos e furtos crescem. A desatenção contribui para isso. Nós fazemos nossa parte, mas a população também pode fazer a dela.” O modelo das cartilhas ainda está em desenvolvimento.

A ACI acredita em um movimento intenso nas áreas comerciais de São José em novembro e dezembro. “Tivemos uma injeção vultosa de dinheiro no comércio. E se a gente vê isso, o ladrão está vendo também. Com certeza”, diz o presidente Felipe Cury. Para a associação, há outros fatores além do reforço da PM que poderão ajudar a população a fazer compras seguras.

“Esperamos que até dezembro, haja a mudança dos camelôs, o que dará espaço para a população andar. Também esperamos uma melhor iluminação, já que o escuro beneficia o bandido”, afirma Cury.

ENTENDA O CASO

Reforço
Até dia 25 de novembro, a PM fará operações para reforçar o policiamento nas principais regiões comerciais de São José dos Campos

Natal Seguro
Os trabalhos seguem até 25 de novembro, quando começa a ‘Operação Natal Seguro’, com um reforço específico que irá durar até 25 de dezembro

Movimentação
A Polícia Militar, no entanto, afirma que apesar do reforço, não pode coibir todos os crimes; a população precisa tomar alguns cuidados

Saques
A PM recomenda à população que evite manusear dinheiro em locais movimentados; retire somente quantias necessárias e faça pagamentos ou transações financeiras pela internet

Nas compras
Não deixe o dinheiro em locais de fácil acesso para ladrões; fique atento a bolsas e carteiras e procure evitar esbarrões; evite ostentar joias e proteja sua senha ao utilizar cartões de crédito

O Vale