Obras de Revitalização no Centro é assumida pela URBAM

A Prefeitura de São José dos Campos contratou a Urbam (Urbanizadora Municipal), sem licitação, para executar um pacote de projetos do Plano Estratégico Centro Vivo no valor global de R$ 2,3 milhões, em um prazo de oito meses.

Vinculada à administração municipal, a Urbam vai executar, até o final do ano, quatro obras do Centro Vivo, projeto de revitalização do centro, lançado e coordenado pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), em parceria com a prefeitura.

O pacote contempla a construção do novo calçadão da rua 7 de Setembro, ao lado do Mercado Municipal, ampliação das calçadas e elevação do pavimento da rua Sebastião Humel, no trecho do mercado e defronte os dois calçadões laterais ao mercado, obras de alargamento das calçadas da rua 15 de Novembro em frente à praça Afonso Pena e complementação da revita-lização da praça João Mendes (Praça do Sapo).

Ainda está contemplado no pacote a implantação de iluminação ornamental no prédio do Mercado Municipal para valorização do patrimônio histórico. A diretora do Ipplan, Cynthia Gonçalo, afirmou que a contratação da Urbam foi para dar mais agilidade às obras, que terão que ficar pronta até o final do ano, antes do início da temporada de compras de Natal.

“Se os projetos fossem licitados, não haveria tempo para a conclusão das obras dentro do prazo que desejamos”, afirmou a diretora. Segundo Cynthia, o processo de contratação da Urbam foi precedido de um levantamento de preços para verificar se os valores ofertados pela empresa eram competitivos.

“As obras de alargamento de calçadas, elevação de piso e ampliação do calçadão visam priorizar o pedestre”, disse a diretora do Ipplan. Ela citou como exemplo, a ampliação da calçada na rua Sebastião Humel, defronte o Mercado Municipal.

“Nesse trecho, a velocidade dos veículos será reduzida e o pedestre terá prioridade e tranquilidade para circular”, disse. As obras do novo calçadão estão programadas para começar nos próximos dias.
Já a construção do calçadão da travessa Chico Luiz, também ao lado do mercado, terminam hoje, segundo o Ipplan.

Na praça João Mendes, a Urbam vai fazer instalações hidráulicas e elétricas e a troca do piso. A revitalização do local compartilhada com o Shopping Centro. “Como a praça é tombada pelo Patrimônio Histórico, é necessário seguir o padrão do local, como o piso, que tem que ser de ladrilhos hidráulicos similares aos originais”, relatou a diretora do Ipplan.

De acordo com Cynthia, quando as obras forem concluídas, o comércio do centro será dinamizado e haverá mais conforto para os pedestres.

O Vale