São José dos Campos ganhou 113 mil veículos em cinco anos. De acordo com dados divulgados pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), a frota da cidade cresceu 44,3%, passando de 255 mil veículos em 2007 para 368 mil até outubro do ano passado.
Durante este período, as motos tiveram o maior aumento. Passaram de 38 mil para 58 mil, alta de 52,63%. O número de carros de passeio pulou de 182 mil para 256 mil, um crescimento de 40,6%. A cada dia, em média, 55 veículos são adicionados à frota joseense.
Para absorver essa demanda crescente, um dos caminhos apontados por especialistas é a descentralização do fluxo de veículos através da maior oferta de bens e serviços nos bairros, de modo a diminuir os deslocamentos até a região central. “Retirar os veículos de passagem das vias locais, ‘humaniza’ os bairros e preserva sua qualidade de vida, reduzindo a interferência dos carros com pedestres e ciclistas. Um sistema viário hierarquizado beneficia o crescimento harmônico da cidade”, disse o engenheiro e especialista em trânsito, Ronaldo Garcia.
Segundo Garcia, a construção do Anel Viário foi um importante avanço para o trânsito de São José. Pelo menos 30% da frota da cidade circula por suas vias. O corredor expresso é formado pelas avenidas Teotônio Vilela (Fundo do Vale) e Florestan Fernandes e ligações com as avenidas Jorge Zarur (marginal do Vidoca) e Sebastião Gualberto, com 5,9 km. “Foi o maior projeto viário até hoje implantado. Ele é da década de 70.
Participei da sua elaboração. Ele visava justamente abrigar a frota que já despontava com alta taxa de crescimento anual naquela oportunidade.” Apesar do aumento na frota em 8,8% ao ano, São José está longe de ser uma das campeãs paulistas no quesito. Com 643 mil habitantes, a cidade tem uma relação de 1,74 morador por veículo.
São José do Rio Preto é a campeã estadual no quesito, com índice de 1,31. Ribeirão Preto, município do mesmo porte de São José, é a segunda do Estado no ranking, com taxa de 1,33. Taubaté, tem um carro para cada 1,57 morador.
Segundo o Detran, a frota de veículos muda constantemente nas cidades por conta dos veículos zero quilômetro ou vindos de outras localidades e que são incorporados, além dos transferidos de municípios ou estados para outras regiões. Outros são definitivamente excluídos do banco e dados, nos casos de perda total após acidentes ou impossibilidade de circulação.
O Vale
Publicado em: 02/01/2013