Um grupo de 162 alunos do bairro dos Freitas, na região norte de São José, comemora uma antiga reivindicação da comunidade: o transporte escolar público gratuito. Segurança e conforto para as crianças que, em alguns casos, andavam mais de quatro quilômetros a pé até a Escola Estadual Professora Dirce Elias.
O benefício foi possível por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Segundo o secretário municipal de Educação, o atendimento aos alunos do Freitas é o primeiro resultado de uma ação de redistribuição dos alunos e remanejamento dos veículos da frota escolar da rede. “Conseguimos disponibilizar o transporte escolar a esses alunos utilizando as próprias vans da frota, ou seja, sem custo adicional ao município”, disse.
As vans do município passaram a atender aos alunos da escola Dirce Elias, em três períodos (manhã, tarde e noite), que moram principalmente na Travessa Quatro e Villagio Fazendão. Para os pais, o principal benefício foi a segurança oferecida aos filhos. Para a dona de casa Maria Gisele Rodrigues, mãe de Ana Caroline do 1º ano do Ensino Fundamental, a situação vai melhorar muito com as vans e a segurança das crianças não está mais em risco.
“É o primeiro ano da minha filha, mas desde antes eu já via o sofrimento das crianças tendo que andar no sol ou na chuva. Agora posso ficar tranquila, pois sei que minha filha além de não passar por nada disso, terá segurança para ir e voltar da escola”, afirmou Maria Gisele.
O transporte escolar de vans da rede municipal está disponível para crianças de 6 a 11 anos de idade completos, que morem em uma distância de no mínimo dois quilômetros da escola e não tenha vaga em uma unidade escolar mais próxima. Para ser incluso no serviço, os pais devem procurar a direção da escola e cadastrar o nome do aluno interessado.
Prefeitura Municipal de São José
Publicado em: 06/03/2013