As cinco maiores cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba registraram em julho saldo positivo na geração de empregos formais, com carteira assinada, mostra pesquisa do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgada ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O levantamento aponta que Taubaté registrou o melhor desempenho do ano na criação de postos de trabalho, com saldo positivo de 499 vagas. São José obteve o segundo melhor desempenho em 2012, com saldo positivo de 610 vagas formais. Segundo os dados do Caged, em Taubaté, foram admitidos 3.193 pessoas, ante 2.694 demissões.
A alta na geração de empregos foi puxada pelos setores de serviços e comércio, com saldos positivos de 186 e 20 vagas, respectivamente. Também contribuiu para o bom resultado o setor industrial, com saldo positivo de 178 vagas de trabalho. No ano, o município acumula 1.562 postos de trabalho positivos.
Após registrar baixa na geração de empregos em maio e junho, São José dos Campos recuperou postos de trabalho em julho. No mês, foram admitidos 8.236 trabalhadores e dispensados 7.626, segundo mostra a pesquisa do Caged.
Serviços, comércio e a construção civil foram os segmentos que alavancaram a criação de empregos, com saldo positivo de mais de 100 vagas formais cada um.No ano, o município registra saldo positivo de 735 postos de trabalho.
O secretário de Desenvolvimento e Inovação de Taubaté, Anthero Mendes Pereira Júnior, disse que a tendência para os próximos meses é de ampliação do emprego. “Taubaté atravessa um bom período de crescimento. Nos próximos meses serão criadas mais vagas com os novos empreendimentos que a cidade vai ganhar”, disse.
Ele destacou que os setores de comércio e serviços devem gerar pelo menos 1.000 postos diretos e indiretos com a inauguração de novas lojas, como do hipermercado Extra, aberto nesta semana. “A construção civil também está bastante aquecida no município e deve gerar novos postos”, disse.
Em São José, o presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial), Felipe Cury, analisa que o comércio, após um período de ‘ressaca’ na contratação de empregados, começa a se recuperar. “A perspectiva é positiva e a tendência é de mais contratações”, afirmou Felipe Cury.
Para o secretário municipal de Relações do Trabalho, Ricardo Dinelli, a abertura de lojas em shoppings e o crescimento de empreendimentos individuais, como o MEIs (Micro Empreendedor Individual), contribuíram para a geração de empregos. Jacareí, Pindamonhangaba e Guaratinguetá também registram saldo positivo na geração de empregos, mostra o Caged.
O Vale