O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Antonio Ferreira de Barros, o ‘Macapá’, se reúne hoje com o novo presidente da General Motors do Brasil, Santiago Chamorro. O encontro será em Guarulhos e terá também a participação da direção dos sindicatos de Gravataí (RS), e de Mogi das Cruzes, cidades onde a montadora possui unidades industriais, segundo informou o dirigente sindical. “Será um encontro protocolar. A empresa chamou os sindicatos para apresentar o novo presidente da empresa no país”, disse Macapá. Ele frisou que, embora seja um encontro de cortesia, vai aproveitar a oportunidade para perguntar ao executivo sobre o investimento de R$ 2,5 bilhões que a montadora planeja fazer para a produção de um novo modelo de carro.
“Estamos no aguardo da definição do local onde será o investimento, mas acreditamos que só pode ser em São José dos Campos”, disse. Macapá afirmou que o sindicato fez a sua parte para que o investimento seja aplicado em São José. “Assinamos um novo acordo com a GM”, disse. Além de São José, a montadora informou, sem detalhar, que outros dois países também disputam o investimento. Inicialmente, o anúncio deveria ocorrer em junho, depois passou para julho e agora a empresa não tem data definida para a divulgação. Segundo o sindicato, no final de julho, a montadora encaminhou para a matriz, nos Estados Unidos, o acordo firmado com a entidade. A assessoria da GM informou ontem à tarde que não tinha conhecimento sobre o encontro do novo presidente da empresa com representantes sindicais.
O novo presidente da GM do Brasil é colombiano e tem 43 anos. É formado em Economia e fez pós-graduação em Finanças na Universidade de Los Andes, na Colômbia. Ele está na empresa há 20 anos. Trabalhou na GM americana e também presidiu a filial da Colômbia. Esta semana começou novo período de afastamento dos cerca de 750 trabalhadores do MVA (Montagem de Veículo Automotores), onde é produzido o Classic. A montadora abriu novo PDV (Programa Voluntário de Demissão) para todos os trabalhadores horistas do complexo de São José, que representam cerca de 95% do efetivo de pessoal da unidade. As medidas vigoram até 23 de agosto.
A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos iniciou assembleias nas fábricas da base para votação da campanha salarial 2013. Ontem, a proposta foi apresentada aos metalúrgicos da Embraer e da Sun Tech, ambas em São José, e Wirex Cable, Emerson e Rexam, em Jacareí. Nas cinco empresas, os trabalhadores aprovaram a reivindicação de 13,5% de aumento, informou a entidade. Na Embraer, além das cláusulas econômicas, o sindicato também voltou a defender a adoção da redução da jornada de trabalho para 40 horas uma das principais bandeiras dos trabalhadores da fábrica. A pauta de reivindicações dos metalúrgicos será apresentada aos empresários hoje, na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Após a entrega, as entidades sindicais que participam da campanha ficarão no aguardo das reuniões setoriais.