Futuro de ex-prefeito pode ser definido na política

Um encontro nesta semana com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deve selar o futuro político d ex-prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury (PSDB). Os tucanos devem se encontrar em São Paulo. Nos bastidores, circula a informação de que o ex-prefeito tem chances de ser convidado a comandar uma das secretarias do Estado.

A pasta de Desenvolvimento Metropolitano seria um dos possíveis destinos. O tucano também pode ser nomeado presidente da CPOS (Companhia Paulista de Obras e Serviços), empresa de economia mista ligada ao governo do Estado.

O atual diretor-presidente da CPOS é Ernesto Aparecido de Albuquerque, nomeado para o cargo pelo então secretário de Planejamento Emanuel Fernandes (PSDB), deputado federal e ex-prefeito de São José. A empresa atua na elaboração de projetos, construções e reformas de prédios públicos do Estado.

Procurado, Cury não foi localizado para comentar o assunto. Ele, que concluiu no dia 31 de dezembro um ciclo de oito anos à frente da Prefeitura de São José, está em férias com a família no Litoral Norte. Mas pessoas ligadas ao tucano admitiram a sondagem de Alckmin.

“Existe um convite para conversar, mas nada de concreto. Ele deve ir a São Paulo esta semana”, disse uma fonte ligada ao ex-prefeito. A possível ida de Cury para o governo do Estado está atrelada à reforma no secretariado promovida por Alckmin de olho nas eleições de 2014.

A primeira mudança foi a transferência do então secretário do Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido (PSDB), para a Casa Civil pasta que passou a se dedicar prioritariamente à articulação política do governo. Na semana passada, Alckmin anunciou José Aurichio Jr. (PTB) como novo secretário de Esportes. Aurichio, que já foi prefeito de São Caetano por dois mandatos.

Aliados do governador apontam o nome do ex-prefeito como favorito no cenário político. Entretanto, a pasta ainda seria uma incógnita. “Como o governador Alckmin vai fazer uma reforma no secretariado, o ex-prefeito Eduardo Cury é uma excelente referência. Ele poderia contribuir no Planejamento e também na Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano”, disse o deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV).

O Vale

Publicado em: 15/01/2013