Uma campanha com candidatos e eleitores preparados, cientes de suas responsabilidades e obrigações. Com esse foco, O VALE realiza amanhã o “Fórum Eleições 2012 – Legislação, Campanha e Voto”. O evento, aberto ao público, tem o objetivo de preparar os candidatos a vereador e prefeito a expor melhor seus projetos, de forma mais clara e objetiva, auxiliando o eleitor a fazer uma escolha consciente nas urnas.
O fórum também abordará a legislação eleitoral, esclarecendo pontos polêmicos como Lei da Ficha Limpa (quem se enquadra) e prestação de contas (como deve ser feita e como pode ser acompanhada pelo eleitor). Dentro desse contexto de regras eleitorais, serão oferecidas informações para que o eleitor possa entender como fiscalizar os candidatos e denunciar irregularidades à Justiça Eleitoral.
O evento acontece a partir das 14h no auditório da Faculdade de Direito da Univap (Universidade do Vale do Paraíba), na Praça Cândido Dias Castejón, no centro de São José. A entrada é franca, mas o número de participantes será limitado pela capacidade do auditório, de 500 lugares. Interessados podem reservar lugares com antecedência.
O “Fórum Eleições 2012” é uma iniciativa da APJ (Associação Paulista de Jornais), da Rede Paulista de Jornais e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São José. Apoiam o evento a Aavale (Associação dos Advogados do Vale do Paraíba) e da própria Univap. Presidente da APJ, Renato Delicato Zaiden, explicou que a ideia do fórum é “mobilizar a sociedade para um debate tão vital e importante como as eleições”.
“A APJ tem focado um jornalismo próximo ao cidadão, para que possamos exercitar a cidadania através da política. Quanto mais você antecipar o debate político, quanto mais você aproximar o público das luzes da redação, mais você atinge a sociedade”, disse.
“Outro ponto é levar aos candidatos um ponto de vista atualizado do que o eleitor espera do político, e também atualizar os conhecimentos da legislação, que passou por mudanças, prestando um serviço”, acrescentou. O presidente da OAB de São José, Julio Aparecido Costa Rocha, disse que é a partir de eventos como o fórum que o país terá “uma população melhor informada, com preocupação ética mais séria”.
“Assim teremos força para combater comportamentos desonestos. A sociedade vai expelir da política as pessoas com tais comportamentos.” O “Fórum Eleições 2012” contará com as participações do consultor em Marketing Político Marco Iten e do especialista em Direito Eleitoral Anderson Pomini.
“A ideia é justamente fazer um debate sobre as regras eleitorais para 2012, o que é permitido, o que não é. Também vamos discutir o papel das redes sociais”, disse Rocha. Palestrante no fórum, Iten afirmou que a classe política de hoje precisa buscar uma melhor apresentação à sociedade. “Não adianta só prometer.
O político deve se aproximar às reais demandas, ele tem que se qualificar”, disse. “O cidadão está descrente, não vê com bons olhos a classe política. É disso que vou tratar, da necessidade de um bom planejamento.”
O Vale