Feira noturna da região norte será permanente

[sinopse datas=”true” imprensa=”4″]

A feira noturna organizada pela Prefeitura e realizada no Parque da Cidade, em Santana, vai se tornar permanente. É o que estabelece o projeto de lei enviado pelo Poder Executivo e aprovado na semana passada pela Câmara Municipal. Ela tem registrado fluxo de mil pessoas e continuará ocorrendo às quartas-feiras, das 17h às 22h, na região norte de São José dos Campos.

 

O projeto aprovado estabelece normas quanto ao comércio dos produtos e padronização das barracas, que diferem conforme o produto exposto para venda. Além disso, determina que não haja mais de uma banca vendendo o mesmo produto. Também são definidas as normas e critérios para aplicação de multas, inscrições e taxas a cargo dos permissionários.

 

“Mesmo com resultados positivos e satisfação plena por parte de consumidores e feirantes, a atividade ainda está em processo de avaliação, pois buscamos a consolidação econômica, social e também cultural, já que se trata de um espaço público dinâmico e diversificado”, afirmou o secretário de Defesa do Cidadão, José Luís Nunes.

 

Assim como ocorre nas demais feiras livres na cidade, cabe ao Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais, por meio do Setor de Abastecimento, a organização do ambiente e fiscalização das barracas. O local inclui a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, carne bovina, peixes e comidas típicas, mas também espaço para arte, cultura e lazer.

 

Criada há um mês, a feira noturna tem atraído famílias e moradores de diversas regiões da cidade e vem se tornando mais um ponto de encontro na cidade. Tara-se de uma iniciativa da Prefeitura de São José dos Campos em parceria com a Associação Profissional dos Feirantes, e que atende uma reivindicação antiga de comerciantes e consumidores.

 

Turismo

 

A feira noturna também terá um Centro de Informações Turísticas (CIT) ao lado da barraca de pastel. Um monitor da Secretaria de Turismo do município fará a divulgação dos pontos turísticos da cidade por meio de material gráfico informativo. O objetivo é levar informações importantes para que o joseense conheça e valorize melhor a cidade, além de se transformar em mais um agente divulgador das atrações de São José dos Campos.