Onze estudantes do ensino médio de São José dos Campos conheceram ontem mais de perto um dia de trabalho de funcionários do alto escalão da Embraer e da Johnson & Johnson. Os estudantes participaram do programa Empresário Sombra Por Um Dia. O objetivo do programa é fazer com que os jovens tenham uma visão mais realista da profissão que desejam seguir no futuro.
A ideia é que os estudantes vivenciem e acompanhem um executivo ou empresário em seu local de trabalho, desde o começo da manhã até o final da tarde. Por isso o nome ‘sombra’. O intuito é que o jovem seja uma ‘sombra’ do executivo.
Dos 11 estudantes, 8 estiveram ontem na Embraer e 3 passaram o dia na Johnson e Johnson. O estudante do 3º ano do ensino médio Wellington Felipe Arauj acompanha pela segunda vez um funcionário. No ano passado, ele esteve na Johnson & Johnson e ontem participou das atividades na Embraer.
Ele garante que a experiência é importante para ele, mesmo não entendendo muitas coisas que são discutidas no ambiente de trabalho das empresa. “Está difícil entender um pouco, mas é bom para saber como o emprego funciona, se gosto e se é isso que quero seguir no futuro”,disse Wellington.
Depois de acompanhar a rotina do engenheiro Marcelo Fassina, que é gerente de suporte, prontidão e serviços ao cliente da Embraer, ele garantiu que vai prestar vestibular para estudar engenharia. O gerente Marcelo Fassina gostou da nova ‘sombra’ que ganhou por um dia. Foi a primeira vez que ele participou do projeto.
“É uma oportunidade que poucos têm. É bom para ter certeza que o estudante está no caminho certo. Mais do que a parte técnica, o importante é passar os valores que temos na empresa.” O programa Empresário Sombra Por Um Dia é realizado pela ONG (Organização Não Governamental) internacional Junior Achievement.
O Ismart (Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos) é o responsável pela indicação dos alunos de São José dos Campos, que em parceria com empresas da região coloca os estudantes para seguir os executivos. A escolha dos alunos que participarão da atividade é feita através do rendimento escolar e área de interesse. A parceria entre a ONG Junior Achievement e o Ismart começou em 2011. Até o momento, já foram selecionados 176 alunos, sendo 35 de São José.
O Vale