A região sudeste não registra temperaturas tão altas no inverno desde 1999. A média foi de 33,3ºC, medida no início do mês pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No inverno de 1999, a média ficou em 33,5ºC. Setembro também registrou o recorde em dias consecutivos de estiagem, contabilizando 61 dias sem chuva, medidos até ontem.
A região conta ainda com a umidade relativa do ar baixa, com índice chegando a 20% em algumas cidades do Vale, o que caracteriza estado de atenção, segundo o Ceptec/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos). De acordo com a meteorologista Ludmila Pochmann, o calor e o clima seco sentido nestes dias é normal. “No Sudeste, as chuvas são escassas. É comum ainda os baixos valores de umidade relativa do ar”, afirmou.
Com as altas temperaturas, as pessoas têm aproveitado para passear, principalmente no Litoral Norte. Segundo José Carlos de Souza, secretário executivo do Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), do Litoral Norte, houve um aumento no número de pessoas na região.
“Podemos contabilizar cerca de 15% mais movimento em relação aos finais de semana menos quentes”, disse. “O calor desta época do ano não está sendo usado como apelo para que os turistas visitem a região. Com esse tempo seco, as pessoas têm vindo espontaneamente para cá”, afirmou Souza.
Os clubes de São José também têm registrado bastante movimento. “Nossa piscina, que estava fechada no mês passado, reabriu este mês. Já neste fim de semana o movimento foi maior do que no último feriado prolongado”, disse Paula Fonseca Matos, coordenadora do centro esportivo do Sesi (Serviço Social da Indústria), localizado no Bosque dos Eucaliptos, na zona sul da cidade.
Segundo Paula, antes mesmo da reabertura da piscina, a procura já era grande. “As pessoas ligavam perguntando quando que iríamos abri-la”, disse Paula. “Nessa época de calor, as quadras de tênis e os campos também ficam cheios, principalmente no final da tarde e pela manhã”, afirmou.
Para minimizar os efeitos do clima seco no organismo, que pode trazer doenças respiratórias, são necessários alguns cuidados. De acordo com comunicado da Secretaria da Saúde de São José, é recomendado manter as janelas abertas nos ônibus, em casa e no local de trabalho.
Deve-se ainda evitar aglomerações em lugares muito fechados, que pode facilitar a transmissão de doenças. Beber líquidos para hidratar, principalmente água, evitar atividades físicas ao ar livre entre às 10h e às 16h, horário em que são sentidas as temperaturas mais altas, também ajuda a amenizar o calor. Também é importante passar protetor solar ao sair.
A secretaria recomenda ainda, que sejam usadas toalhas umedecidas no ambiente. Para os pais que preferirem colocar uma bacia d’água, é preciso deixa-la longe das crianças para evitar afogamento. A noite, que normalmente, ocorre queda de temperatura, deve-se usar agasalho.
O Vale