A Embraer Defesa e Segurança, de São José dos Campos, entregou ontem quatro aeronaves de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano para a Força Aérea da Indonésia, em cerimônia realizada na unidade Gavião Peixoto.
Os quatro Super Tucanos fazem parte do primeiro lote de oito aeronaves encomendadas pela Força Aérea da Indonésia em 2010. Desde então, a Força Aérea da Indonésia encomendou um segundo lote de oito Super Tucanos, como parte do seu programa de modernização, elevando o número total de encomendas para 16 aeronaves. A Indonésia é o primeiro operador do Super Tucano no continente asiático.
“Estamos honrados pelo fato da Força Aérea da Indonésia ter selecionado o A-29 Super Tucano para o programa de modernização de sua frota”, disse em nota o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar. O Super Tucano foi escolhido pelas Forças Armadas da Indonésia para substituir sua frota de OV-10 Broncos como parte do plano de modernização de equipamentos para os anos 2009-2014.
A aeronave militar participa da concorrência para o fornecimento de 20 aviões de ataque leve para a Força Aérea dos Estados Unidos, negócio de cerca de US$ 355 milhões, que pode chegar a US$ 900 milhões caso outras 35 unidades sejam vendidas. Recentemente, a Boeing firmou parceria com a Embraer para fornecer equipamentos para o Super Tucano.
O Vale