Em 2012 São José ganhará 2 novos calçadões

O centro de São José dos Campos vai ganhar em 2012 novos calçadões, com o fechamento das ruas laterais do Mercado Municipal. O plano é transformar a travessa Chico Luiz, onde está localizada a Igreja Nossa Senhora Aparecida, e a continuidade da rua Sete de Setembro, em vias para pedestres.

O projeto, elaborado pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), está em fase de orçamento de custos na prefeitura. A proposta integra o plano de revitalização do centro antigo de São José, denominado “Centro Vivo”.

Arrojado, o plano prevê a recuperação das fachadas dos imóveis comerciais pelos proprietários, floreiras, bancos e nova sinalização visual. Também está previsto um sistema de iluminação especial, subterrânea, para eliminar a fiação aérea hoje existente nas duas vias.

“A intenção do projeto é mostrar para a comunidade como pode ser todo o centro de São José”, afirmou a diretora do Ipplan, Cynthia Gonçalo. Segundo ela, a recuperação das duas ruas irá valorizar todo o entorno do mercadão, que também passará por reformas.

As duas pequenas ruas possuem 88 metros de extensão cada. A continuação da rua Sete de Setembro, por exemplo, já vira um calçadão em dezembro. O trecho é fechada ao trânsito no período que antecede o Natal para facilitar as compras de final de ano pela população.

Depois que o orçamento do projeto ficar pronto, o Ipplan pretende promover reuniões com os comerciantes locais e também do mercadão para expor o projeto e conquistar a adesão dos empresários ao projeto. Cynthia explicou que na travessa Chico Luiz será reservado um espaço até a primeira entrada do mercadão para serviços de carga e descarga de mercadorias e recolhimento do lixo. “Não haverá prejuízos para os comerciantes”, garantiu a diretora do Ipplan.

Comerciantes consultados pelo O VALE disseram que aprovam a iniciativa. “Acho uma ideia boa, pois irá facilitar o acesso para pedestres. Os clientes podem ficar mais tranquilos”, afirmou Jonatas Fernandes, gerente da Eletrogames.

“Se o projeto transformar a Chico Luiz em um boulevard, acho excelente ideia”, disseo lojista Décio Gatti, da Itapoã Embalagens. Já para Roberto Pereira, da Casa do Fazendeiro, o plano é bom, desde que não deixem camelôs se instalarem no local. “Acho que pode valorizar a área”, declarou o lojista.

Na avaliação do Ipplan, os calçadões podem atrair novos empreendimentos, além de valorizar a Igreja Nossa Senhora Aparecida, transforma em Museu Sacro. “Podemos pensar em novas atividades para o museu”, afirmou Cynthia.

O Vale

1 pensou em “Em 2012 São José ganhará 2 novos calçadões

  1. sou cliente do calcçdão,moro em Jacarei/sp,gosto de fazer minhas compras lá, quando nõ vou a Sampa.
    Tô curtindo a cidade ,porque ouvi dizer que voltaá ao pt na proxima eleição.e só quem mora mesmo e trabalha e estuda em Jacarei sabe o aos que é a cidade, é que vivemos além da politica.Graças a Deus
    mas ando pensando em mudar….

Os comentários estão fechados.