Educação Ambiental

A equipe de educação ambiental da Urbam abordou mais de 82 mil pessoas no período de abril de 2010 a junho de 2011. O trabalho de conscientização abrange informações sobre a redução do consumo: política dos 3 R´s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), sobre a coleta seletiva realizada no município e sobre a disponibilização correta dos resíduos (lixo comum, materiais recicláveis e resíduos da construção civil, entre outros). Essas abordagens envolvem as orientações porta a porta, palestras e teatro nas escolas, palestras e orientações em empresas, entidades e comércios.

Além deste trabalho, de 3 a 4 mil pessoas visitam a Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS) anualmente, no programa Lixo Tour, onde conhecem o trabalho desenvolvido no aterro sanitário, no Centro de Triagem de materiais recicláveis, no Museu do Lixo e na Estação de Biogás.

O trabalho de conscientização é diário e tem como meta orientar a população sobre a separação correta dos materiais recicláveis (diversos tipos de papéis, plásticos, vidros e metais) e sua disponibilização nos dias e horários corretos da coleta seletiva. Orienta ainda sobre os 7 Pontos de Entrega Voluntária (PEV´s) em funcionamento nas diversas regiões da cidade, que recebem gratuitamente resíduos da construção civil, restos de podas, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, lixo eletrônico, óleo de cozinha usado, telhas de amianto, gesso, sofás e eletrodomésticos.

Esta semana a equipe de educação ambiental realiza o trabalho de orientação para os moradores do Jardim Satélite (ruas Ipanema, Tijuca e outras) sobre a coleta seletiva. A comunidade do Bosque dos Eucaliptos recebeu as informações durante uma palestra na Escola Estadual Professor Nélson Ferreira. O público da Feissecre terá informações sobre o Programa São José Recicla.

Prefeitura Municipal