A Prefeitura de São José dos Campos começa neste sábado (26), das 8 às 17 horas, a campanha de atualização de vacinação para adolescentes e adultos. A imunização será contra o sarampo, em todas as 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A vacinação será feita por causa de 18 casos confirmados de sarampo em todo o Brasil no ano de 2011. Desde agosto até hoje, seis casos foram registrados em Caraguatatuba e outros três aguardam confirmação. Em São José dos Campos, o último caso da doença foi registrado em 1999.
Outra preocupação é com as pessoas que vão viajar durante as férias. Os tipos de vírus do sarampo encontrados no Brasil foram os mesmos que circulam na Europa. O sarampo é uma doença infecciosa aguda de alta transmissibilidade e altamente contagiosa, com elevada mortalidade entre as crianças menores de cinco anos. A única forma de prevenção é por meio da vacina Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola).
Na mesma campanha, também será feito o Monitoramento Rápido de Coberturas Vacinais (MRC) da Tríplice Viral, com o objetivo de verificar a cobertura vacinal das crianças entre 1 a 6 anos de idade. As crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral entre 1 a 3 anos de idade e outra entre 4 a 6 anos de idade. Todas as UBS também estarão fazendo essa atualização de vacinas durante a semana.
Serviço
Confira quais vacinas serão oferecidas pelo município no dia 26:
– Vacina tríplice viral: Crianças de 1 a 6 anos são necessárias duas doses (o Monitoramento Rápido de Cobertura será realizado pela equipe de enfermagem visitando casa a casa).
Crianças com 7 anos ou mais até 19 anos são necessários duas doses.
Adultos nascidos a partir de 1960, viajantes, pós-parto pós-aborto, exceto GESTANTES.
– Vacina contra hepatite B: zero a 24 anos e situações especiais como GESTANTES, podólogos, manicures e outros.
– Vacina dupla tipo adulto dT (vacina contra difteria e tétano ): a partir dos 7 anos para quem está com o calendário de vacinação atrasado ou para aqueles indivíduos que nunca receberam a vacina, são necessárias três doses inclusive para GESTANTES na prevenção do tétano neonatal.
Prefeitura Municipal