Depois da derrota, Blanco se pronuncia na cidade

O candidato Alexandre Blanco (PSDB) falou pela pela primeira vez após a derrota nas urnas para o petista Carlinhos Almeida na disputa pela prefeitura de São José dos Campos. Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (8), acompanhado do deputado federal e padrinho político, Emanuel Fernandes, e do atual prefeito Eduardo Cury (PSDB), eles avaliaram que a derrota nas eleições municipais ocorreu por detalhes.

Segundo a Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlinhos recebeu 180.794 votos, o que equivale a 50,99% do total de votos válidos. O candidato Alexandre Blanco (PSDB) ficou em segundo lugar. Ele teve 153.011 votos, o que corresponde a 43,15%. O PSDB está há 16 anos a frente de São José dos Campos.

Blanco começou a corrida ao Paço com apenas 9% das intenções de voto, segundo o Ibope. Carlinhos tinha na época 48% da preferência dos eleitores da cidade. Blanco agradeceu o apoio da militância durante a campanha e avaliou positivamente seu crescimento nas pesquisas eleitorais desde o começo da corrida ao Paço. “Eu cresci em todas as pesquisas, a diferença foi sempre diminuindo”, disse.

Abatido e visivelmente cansado, Blanco falou pouco durante a coletiva. Ele ainda não definiu seus próximos passos na política. “Atuo em um partido que toma decisões conjuntamente. Nada é feito de forma individual, não tenho nada definido ainda”, afirmou.

O candidato foi escolhido pelo partido como nome para a disputa pelo Paço Municipal em  25 de maio e sua indicação não teria sido unanimidade entre os membros do partido. Cinco secretários do governo de Eduardo Cury e outros dois membros do partido também disputavam a indicação nas prévias tucanas.

Derrota
O prefeito Eduardo Cury  afirmou que a derrota nas urnas não pode ser atribuída a um único fator. “Justificativas simplistas não vão responder os motivos do candidato não ter vencido. Volto a dizer que a diferença é reflexo de pequenos fatores”, disse.

Ele não descartou que eventos como, por exemplo, a reintegração de posse na área conhecida como Pinheirinho, na zona sul, possam ter tido influência nos resultados. O deputado federal Emanuel Fernandes destacou que o tempo de campanha é curto e que Blanco era um nome novo para os eleitores PSDB. “Quem sabe se tivéssemos mais 20 dias não continuaríamos a subida como ocorreu em toda campanha? Não chegamos ao segundo turno, mas acredito que poderíamos ter revertido”, disse.

Eleições no Vale
O Partido dos Trabalhadores, até então pouco tradicional nas administrações das cidades do Vale do Paraíba, ampliou no pleito deste domingo (7) sua atuação de 2 para 11 prefeituras. O crescimento expressivo foi comentado pelo deputado Emanuel Fernandes.

“A gente vem percebendo uma vontade muito grande de mudança na população, não necessariamente de governo, mas uma mudança. Em nenhum momento, nas ruas, perecebemos oposição a nós. Acho que o PT tinha uma tendência natural de crescer aqui no Vale porque era bem pequeno aqui, era uma questão de tempo”, defendeu Emanuel.

G1 (Vnews)

Publicado em: 09/10/2012