A Cooperativa Futura de São José dos Campos já recebeu o documento da certificação internacional com base na norma SA 8000. O parecer favorável foi dado pela SGS, uma das empresas mais conceituadas do mundo em certificação internacional, com sede na Itália. Com a posse do documento, a cooperativa poderá iniciar a comercialização do material reciclável a preços mais vantajosos no mercado.
A SGS, contratada pela Johnson que é uma das parceiras da cooperativa, começou no ano passado a realizar um acompanhamento técnico na sede da cooperativa, verificando todos os requisitos da norma SA-8000. A medida representa um grande avanço para a cooperativa, que hoje funciona com 120 catadores, pois é a primeira do Brasil a obter essa certificação com base nas normas SA-8000.
Entre essas normas estão itens como ausência de exploração do trabalho infantil; ausência de condições análogas ao trabalho escravo; garantia de itens de saúde e segurança; preservação da liberdade de associação e negociação; ausência de discriminação de qualquer forma, como gênero, raça, opção sexual ou religiosa; práticas e métodos disciplinares; cumprimento de horário de trabalho; remuneração e sistema de gestão.
Com a certificação, a cooperativa agora poderá vender seu material direto para as indústrias, incluindo a própria Johnson e seus fornecedores, formando uma cadeia produtiva e conseguindo uma remuneração superior à praticada no mercado.
A Johnson e grandes indústrias do Brasil só compram material reciclável de empresas com certificação internacional que atendam às normas da responsabilidade social SA-8000.
Criada em 2006, a Cooperativa Futura recebe o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Campos