Cidade terá monitoração do trânsito de alta qualidade

A Secretaria de Transportes de São José dos Campos vai investir R$ 1,5 milhão na ampliação do CCO (Centro de Controle Operacional), o que vai permitir uma melhor gestão do trânsito e o monitoramento da frota de ônibus da cidade.

A previsão é que a infraestrutura e instalação de equipamentos esteja finalizada em 90 dias após a assinatura do contrato. A licitação para a modernização da sala de controle foi aberta no último dia 10. As empresas interessadas têm até o dia 23 para retirar o edital. O pregão eletrônico acontece no dia 29, a partir das 9h.

Com a ampliação, o CCO, que hoje identifica pontualmente panes em semáforos, congestionamentos e acidentes de trânsito, passará a receber de forma integrada informações sobre parquímetros, radares, monitoramento de fluxo de veículos e da frota de ônibus.

O CCO funciona 24 horas por dia dentro do Espaço Mário Covas, no centro de São José, em uma sala próxima ao COI (Centro de Operações Integradas).  De acordo com o diretor de Trânsito da Secretaria de Transportes, Paulo Guimarães, 21 telas digitais serão interligadas, de modo que a visualização possa ser feita por módulos ou numa única imagem. “Nosso objetivo é a integração das ações” disse.

Segundo Guimarães, quando um ônibus ou um semáforo apresentarem algum problema, por exemplo, será possível agilizar a contenção de congestionamento e a manutenção do veículo ou equipamento.  “Vamos visualizar na tela onde nossos agentes estão e como está o fluxo de veículos naquele local. Ficará tudo mais rápido para resolver”, afirmou.

O cumprimento de horário dos itinerários dos ônibus também será monitorado em tempo real. Hoje, a frota de São José conta com 401 coletivos e mais de 300 mil veículos. O sistema semafórico da cidade também será modernizado, com a instalação de um software que vai alternar o tempo dos cruzamentos, de acordo com a circulação de veículos e pedestres no local. O edital de licitação deve ser republicado esta semana.

Motoristas de São José gostaram da novidade, mas cobraram mais vagas. “Quem está certo não tem o que temer. Só tem de aproveitar que esse sistema vai monitorar a zona azul para também ampliar as vagas de estacionamento nas ruas”, disse a empresária Ana Látaro, 37 anos.

O Vale

Publicado em: 16/10/2012