Embora o Vale do Paraíba tenha registrado 84,19% de pessoas da população de risco vacinadas contra a gripe, São José dos Campos e Jacareí buscam hoje, último dia da campanha, atingir a meta de 80% imposta pelo Ministério da Saúde. Em toda a região, 389 mil pessoas receberam a dose. Em São José, a última contagem realizada na segunda-feira mostrou que 73% do público-alvo havia sido vacinado. Já em Jacareí, apenas 71,8% das pessoas havia recebido a vacina.
Taubaté passou a meta. Na contagem de ontem, 82% das pessoas do público-alvo já tinham recebido a dose. “Atingimos mais de 80% em quase todos os grupos de risco, falta um pouco para gestantes e trabalhadores de saúde ainda”, afirmou Stella Zöllner, chefe da Vigilância Epidemiológica da cidade.
A campanha termina hoje às 17h. Até o final da tarde, idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, puérperas (mulheres até 45 dias depois do parto), trabalhadores da área da saúde e doentes crônicos devem comparecer a uma UBS (Unidade Básica de Saúde). A vacina fornecida, além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou na pandemia de 2009, também protege contra os vírus influenza A H3N2 e B.
Na segunda-feira, as secretarias de Saúde dos municípios farão um balanço sobre a quantidade de vacinas. O Ministério da Saúde deverá definir novas orientações. “Eles é que vão decidir o que será feito com as doses que sobraram. Pode ser que os grupos que não atingiram a meta tenham de atingi-la, por exemplo. Então haverá uma campanha mais direcionada”, afirmou a médica.
Para aqueles que não fazem parte do grupo de risco, a opção é tomar a vacina em clínicas particulares. A grande procura pela vacina tem inflacionado o preço da dose, já que há falta no mercado. Atualmente, o preço varia entre R$ 90 e R$ 120.
O Vale
Publicado em: 10/05/2013