A Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (9), das 9h às 13h, um grande mutirão para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti. A ação será coordenada pela Secretaria da Saúde em parceria com as Secretarias de Serviços Municipais e de Meio Ambiente.
O trabalho ocorrerá em 12 bairros da região central de São José dos Campos, onde foram registrados 35 casos de dengue. Para o sucesso da operação, carros de som irão percorrer nesta quinta (7) e sexta-feira (8) os bairros: Vila Maria; Bela Vista; Vila Zizinha; Vila São Paulo; Vila Viaduto; Vila Abel; Jardim Santa Alice; Vila Santa Helena; Vila Mascarenhas Ferraz; Vila Nova São José; Vila Santos e Vila Paganini.
O objetivo é alertar os moradores sobre a importância da ação e orientar de que forma poderão participar. Sacos de lixo serão distribuídos para que a população retire das próprias casas todo e qualquer objeto sem uso que possa acumular água e, assim, se tornar um criadouro do mosquito da dengue. Garrafas pet, latas, vasos e pneus são alguns exemplos.
Após a coleta do material, a orientação é para que os moradores deixem o saco de lixo na calçada para seja recolhido na manhã de sábado. “Nosso apelo é para que todas as pessoas participem e colaborem com esta ação que tem a finalidade única de proteger a saúde da população. A cada possível criadouro retirado, menores as chances de a doença se alastrar”, afirmou o diretor do Departamento de Políticas de Saúde da Prefeitura de São José, José Eduardo de Oliveira.
Atualmente, o município tem 105 casos confirmados de dengue, sendo 56 autóctones (contraídos no município) e 49 importados. O número é o triplo do que foi registrado no mesmo período do ano passado, quando foram registrados apenas 32 casos (16 autóctones e 16 importados).
Prefeitura Municipal de São José
Publicado em: 07/03/2013