São José dos Campos tem 5.587 novas unidades imobiliárias casa, apartamento ou sala comercial disponíveis para a venda hoje, entre as 16.746 unidades construídas entre novembro de 2011 e fevereiro deste ano. É o que aponta pesquisa divulgada ontem pela Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba).
No período, foram construídos 143 novos empreendimentos na cidade, com 53 deles erguidos na região sul, 35 na oeste e 28 na central. O valor dos imóveis novos alcança R$ 5,65 bilhões. Para o presidente da Aconvap, Cleber Córdoba, o mercado imobiliário de São José continua forte, mas sentiu as restrições impostas pela nova lei de zoneamento da cidade.
A regra limitou o espaço de terreno que pode ser utilizado para novos empreendimentos e a altura deles. Dos 143 lançados, em construção ou já prontos na cidade, nenhum foi aprovado sob a ótica da nova lei. “Os empreendimentos dos últimos quatro meses foram aprovados com a regra antiga, por isso essa grande quantidade”, explicou Córdoba.
Ele se mostra preocupado com as restrições na cidade. “Há empresários preferindo construir fora de São José.” Para Marco Antônio Vasconcelos, vice-presidente da Asseivap (Associação das Empresas Imobiliárias do Vale do Paraíba e Litoral Norte), a ‘avalanche’ de imóveis novos, principalmente os de 4 dormitórios, pode resultar em encalhe nas vendas. “As unidades deveriam ser ofertadas gradativamente.”
O Vale