Cidade sedia mais uma vez Expo Aero

Com expectativa de atrair 35 mil pessoas até domingo, começa amanhã a 15ª  edição da Expo Aero Brasil, feira do setor aeroespacial realizada no DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José. A abertura oficial do evento está marcada para as 11h. O público poderá conferir as novidades de 120 expositores que apresentarão mais de 150 aeronaves.

Além de um número maior de expositores e atrações para o público, a novidade da feira deste ano é a assinatura de uma parceria entre os organizadores da Expo Aero com representantes da Farnborough, feira inglesa do mesmo segmento, considerada uma das maiores do mundo ao lado de Le Bourget, da França.

Os detalhes da parceria serão divulgados na sexta-feira, em coletiva de imprensa. A intenção da união entre os eventos é tornar a Expo Aero Brasil a maior feira do setor aeroespacial da América Latina. “A Farnborough vai entrar como sócia. Também há um grupo português parceiro e que vai trazer investimentos para a feira de São José. A Expo deste ano já será maior, mas ficará ainda mais qualificada a partir do ano que vem”, disse José de Mello Corrêa, secretário de Desenvolvimento Econômico de São José.

Com o fortalecimento da feira, ele prevê impacto positivo na cadeia de prestadores de serviços, como setor hoteleiro e gastronômico. “Movimenta toda a parte de turismo de negócios”, afirmou Mello. Umas das atrações mais esperadas pelo público presente é a apresentação de voos livres de pilotos de demonstrações.

Para esta edição já estão confirmadas as apresentações da Esquadrilha da Fumaça e TNT Air Show. “O Brasil é um país onde a aviação tem um papel fundamental no crescimento da economia. Essa é a hora de vender aeronaves, produtos e serviços para outros países. A cada ano é maior o número de compradores internacionais que visitam o evento para fazer negócios com empresas brasileiras”, disse o diretor da empresa que organiza a feira, Domingos Meirelles.

O evento também terá a realização de congressos e fóruns para discutir o setor aeroespacial do país, com representantes de companhias aéreas, Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

“A EAB é a grande ferramenta de promoção do setor aeroespacial brasileiro. É o local onde podemos mostrar o melhor de nossa indústria. Na feira estão presentes empresas de todos os portes e dos diversos segmentos da aviação”, disse Meirelles.

A entrada para a feira será pela avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo ao MAB (Museu Aeroespacial Brasileiro), ao lado da Embraer. O preço do ingresso é R$ 20 sendo que estudantes param meia entrada. O estacionamento custa R$ 30. Maiores de 65 anos não pagam entrada. No domingo, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, a partir das 15h, é gratuita.

O Vale