Balanço do Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostra que São José dos Campos fechou fevereiro com saldo positivo de 543 postos formais de trabalho, com carteira assinada. O bom desempenho no período contrasta com janeiro, quando o município fechou o mês com saldo negativo de 161 vagas. O setor de serviços, com saldo positivo de 589 postos, e da construção civil, com 144 vagas positivas, alavancaram o bom resultado obtido pelo município. Na contramão, o comércio mais demitiu que contratou e fechou com saldo negativo de 187 postos.
No acumulado do ano, São José está com saldo positivo de 449 vagas. O secretário municipal de Relações do Trabalho, José Luís Nunes, destacou que o setor industrial também apresentou saldo positivo, de 9 vagas, contra saldo negativo de uma vaga em janeiro. “Isso é um indicativo que o setor industrial está se recuperando. É importante porque o segmento influencia dos demais”, frisou. O secretário avaliou que a construção civil está em recuperação, pois, apresentou resultado positivo na geração de empregos pelo segundo mês consecutivo.
Já o município de Taubaté fechou fevereiro com saldo negativo de 196 postos de trabalho. A baixa foi puxada pelo setor industrial, com saldo negativo de 318 vagas. O mês só não foi pior para o município porque o setor de serviços gerou 175 postos positivos de emprego. Em Jacareí, o saldo de empregos formais também foi negativo de 100 postos. O pior desempenho foi do comércio, com saldo negativo de 59 vagas. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Emerson Goulart, disse que a perda de vagas é sazonal. “A perspectiva é positiva para os próximos meses”.
O Vale
Publicado em: 21/03/2013