Idosos tiveram dificuldade ontem para conseguir a vacina contra a gripe nas unidades de saúde de São José. O estoque não supriu a demanda dos postos, provocando filas e reclamações. Iniciada na última segunda-feira, a campanha da vacinação contra o vírus influenza vai até o dia 26 de abril.
“Fui ontem em três postinhos e não consegui me vacinar. Se é uma campanha, é um absurdo faltar vacina”, disse o aposentado Egídio Pinheiro Silva, 73 anos. “Eles me orientaram a voltar no sábado, quando terá mais vacinas. Mas acho errado, pois os idosos não têm como ficar perambulando pelos postinhos atrás de vacina.”
No sábado, a Secretaria de Saúde de São José terá 53 unidades vacinando pessoas contra a gripe. Serão as 40 UBS’s (Unidade Básica de Saúde) mais 13 postos volantes, em locais como supermercados, rodoviárias e farmácias. Será o “Dia D” da campanhas. Devem ser vacinados idosos com 60 anos de idade ou mais, bebês de seis meses e menores de 2 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas.
A Secretaria de Saúde informou que houve um problema de logística no transporte das vacinas que provocou a falta do medicamento nos postos. A distribuição teria sido normalizada no final da tarde de ontem. A pasta recebeu e distribuiu dois lotes de vacinas enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde: 20 mil antes do dia 15 e 73 mil anteontem. Já foram vacinadas 14 mil pessoas.
O Vale
Publicado em: 19/04/2013