Cartazes para avaliar ‘qualidade de ensino’ causam polêmica

O MEC (Ministério da Educação) vai enviar para todas as escolas públicas da região cartazes com índices de qualidade, resultados e metas de cada unidade.

O material trará o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o desempenho dos alunos de cada escola na Prova Brasil, realizada em 2009. Os cartazes poderão ser afixados na entrada das unidades.

O Ideb é um indicador do MEC que une o fluxo escolar e a nota dos alunos na Prova Brasil, realizada a cada dois anos. As informações também estão disponíveis em formato eletrônico no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Projeto semelhante foi aprovado em São José no mês passado. Uma lei municipal sancionada pelo prefeito Eduardo Cury (PSDB) prevê a colocação, na porta das 45 escolas municipais, das taxas de alfabetização e dos índices de desempenho e de participação dos pais nas reuniões de professores.

Segundo a prefeitura, as placas serão instaladas no começo do ano que vem e têm objetivo de aumentar participação da comunidade na vida escolar das crianças e adolescentes.

Os materiais que serão enviado pelo MEC aos secretários municipais de Educação e aos diretores das escolas contempla três grupos de informação. Todos eles contam com dados nacionais, estaduais e municipais que possibilitam a comparação.

O primeiro grupo traz o desempenho da escola na Prova Brasil de 2009, avaliação nacional sobre os níveis de aprendizado dos alunos em língua portuguesa e matemática.

O segundo mostra os resultados do Ideb da escola e indicadores educacionais da rede pública nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

Já o terceiro grupo também mostra o desempenho na Prova Brasil através da distribuição porcentual dos alunos na escala de proficiência, em níveis de 0 a 9.

A colocação de placas ou cartazes com os resultados divide opiniões entre educadores e representantes de professores consultados.

Entenda melhor lendo: “Projeto Placa-Boletim

Fonte: O Vale