A Prefeitura de São José dos Campos vacinou contra a Poliomielite 37.139 crianças com idades acima de seis meses e menores de cinco anos. O número representa uma cobertura parcial de 91,86% de um público-alvo total de 40.430 crianças. Como a meta estipulada pela Iniciativa Global para a Erradicação da Poliomielite é imunizar 95% das crianças desta faixa etária, a campanha continua em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, até que o índice seja alcançado.
Para receber a vacina, os pais ou responsáveis devem procurar uma UBS e apresentar a carteira de vacinação da criança. “A campanha vai completar um mês e muitos pais ainda não levaram os filhos para tomar a vacina, que é super importante e protege contra uma doença grave. Fazemos um apelo para que os pais procurem uma unidade de saúde, o mais rápido possível”, disse a coordenadora do programa de imunização da Prefeitura de São José dos Campos, Cristina Alvarenga.
Doença
A Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. A infecção é transmitida pelo contato com um portador da pólio ou então com fezes humanas. Crianças na primeira idade são mais susceptíveis à doença e também os principais agentes de transmissão, mas os adultos, também podem contrair pólio.
O vírus penetra no corpo por meio da boca e percorre o corpo pelo sistema sangüíneo. Se ele invadir o sistema nervoso central, ataca os neurônios motores e pode causar lesões que resultam em paralisia (poliomielite paralítica). Os braços e as pernas são mais freqüentemente afetados. A poliomielite não se espalha facilmente em comunidades com altas taxas de vacinação.